Proteção em casa


Vamos iniciar uma sequência de posts sobre segurança e acessibilidade em casa



Segundo o corpo de bombeiros de São Paulo, o maior número de chamados, de ocorrências registradas são decorrentes de acidentes domésticos, portanto vamos ver como preveni-los.

Prevenção de acidentes

Ao Reformar ou construir escolha materiais com o objetivo de evitar acidentes como superfícies escorregadias, falta de proteção nas janelas, objetos perigosos ou estocados em locais de fácil alcance.

Os materiais devem ter três características: funcionalidade, estética e economia.

Para evitar incêndios ou explosões, utilizar materiais refratários nas lareiras e fornos de barro, evite materiais inflamáveis próximos aos fogões, a aquecedores ou aos quadros de força. Deixe crianças longe de fogões.

Evite curto circuitos, não economize na fiação elétrica. Utilize fios de bitolas correta e de boa qualidade. Utilize tomadas apropriadas para áreas externas e molhadas, se for o caso,  redimensione o quadro de força, em apartamentos ou casas mais antigas geralmente há esta necessidade. Instale detectores de fumaça em toda a residência. Contrate um eletricista de sua confiança. Nunca emendar fios ou cabos. Tampe as tomadas com protetores especiais adquiridos em lojas de materiais para construção.

Evite escorregões e quedas, escolha corretamente os materiais para áreas molhadas a fim de evitar escorregões e possíveis quedas, projete uma captação para água fluvial, evite que esta entre na sua casa e a inunde. Materiais muito brilhantes também serão bem escorregadios.
Instale grades removíveis nas portas das casas para as crianças não saírem sozinhas para a rua.

Evite desníveis desnecessários no piso, sinalizar bem o degrau com cores fortes, cuidado com as escadas, observe o tamanho dos pisos para não ficarem muito estreitos, a altura dos espelhos deve estar corretamente projetada. Nunca esquecer de corrimãos. Utilize interruptores em paralelo no ínicio e fim da escada. Não coloque pisos de madeira nas escadas, caso utilize-os, não esquecer de uma passadeira, para não escorregar.

Se utilizar portas de vidro, sinalize-as muito bem, com adesivos. Coloque proteções nas janelas, telas ou grades.



 

Para uma correta e eficiente circulação de ar, instale exaustores nas cozinhas e nos banheiros onde não exista boa circulação de ar, mantenha limpos os filtros do ar condicionado. O fogão não deve ficar na corrente de ar, pode apagar a chama e haver vazamento de gás.

 

 

MAIS VISITADAS !!