Etiqueta: arrumação de mesas


Vamos aproveitar que o natal está chegando e falar sobre arrumação de mesas.

Elegância e bom senso.

.

Decoração: Flores constituem elemento vivo da decoração da mesa, dando mais receptividade, porém esses arranjos não podem interferir na visão entre os convidados e devem ficar a 35cm de altura no máximo. Uma opção prática é que fiquem suspensos em vasos finos e delicados, mas evitem flores com aromas muito fortes como jasmim para não interferirem nos sabores.

Velas usados exclusivamente em jantares, não devem ficar encima da mesa de enfeite como o centro de mesa, acabou o jantar os castiçais devem ser retirados.

Montagem do lugar
 



 

Ao arrumarmos a mesa, devemos reservar 50cm cm de distância entre os comensais deixando-se uma folga de 10cm entre o prato e a borda da mesa.

 
 
 
Toalhas de mesa: as toalhas devem ser escolhidas de acordo com a situação e oportunidade. Por exemplo as toalhas brancas são usadas para um jantar formal, tradicional, mas nos dias de hoje há liberdade na escolha de cores: cores fortes são bem vindas para alguns detalhes ou estampas, já as neutras são sempre muito solicitadas. Os ambientes mais rústicos podem toalhas de linhão ou xadrezes. As mesas com tampo de vidro dispensam as toalhas, as de mármore também.

A toalha deve estar bem passada sem vincos e coloca-la encima de um forro para ficar mais grossa, a louça deve estar brilhando e os metais bem polidos.

Talheres: São dispostos de acordo com a ordem do cardápio. Colheres e facas à direita com o fio para dentro; garfos ficam à esquerda. O garfo que fica à direita é o de ostra.

Não poderá colocar-se mais de três garfos ou três facas à mesa.

Talheres de sobremesa podem ser colocados acima do prato.

Pratinho de pão: fica à esquerda.

Cálices: dispostos acima do prato, à direita, em linha decrescente de acordo como as bebidas forem sendo servidas. Não se servem refrigerantes apenas a água e o vinho. Aquela já deve estar servida quando os comensais sentarem-se à mesa.

Guardanapo: deve ser colocado encima do prato.

Sousplat: prato grande colocado debaixo do prato dos alimentos quentes.

Taças de sorvetes ou salada de frutas: servidas encima de um prato de sobremesa onde ficará a colher.

Paliteiros: não admitidos na mesa.

Lavanda: tigelinha de cristal com um guardanapinho redondo, com água morna e gotas de limão ou pétalas de rosa, usa-se para lavar os dedos após um prato ou de frutas comidas com as mãos.

Aproveitando o assunto etiqueta, vejam o post sobre mesas de natal!

 

MAIS VISITADAS !!