Cores e Sensações


Cores em casa




Harmonias cromáticas e as ambientações




As cores nos transmitem várias sensações refrescantes, de alegria, nos abre o apetite, nos acalma ou nos agita, depende sempre de combinações e de nuances. Vejamos algumas.





Ambientes Adocicados:  tecidos claros e estampas floral no enxoval, transparência nas cortinas com tecidos leves ,como o linho, farta iluminação natural e arranjos florais.

Tecidos adamascados, a transparência em lustres de cristal ou cadeiras de acrílico e vasos de vidro.


Cores: verde-oliva, branco, bege, amarelo bem claro. Os tons mais fortes ficam para os acessórios: abajures, arandelas ou flores.


Ambientes Refrescantes: geralmente é a serenidade do azul e do branco, papéis de parede em tons de azul bem claro com branco. O detalhe pode estar no assento das cadeira ou no tapeta com detalhes em azul





Ambientes Apimentados: são os tons do vermelho.

Pintar a cabeceira da cama em tons de vermelho é uma estratégia eficiente para levar cor ao quarto, vai depender é claro da luz natural do ambiente, se for mais claro poderemos carregar mais no vermelho mais saturado.

Podemos usar a base neutra, por exemplo, piso e sofás claros na cor bege ou areia e as cores fortes ficarão nas almofadas, nos enfeites de mesa, nos vasos e cortinas, lógico estou falando em tons de vermelho.







O vermelho apimentado pode estar nos móveis também, um móvel laqueado de vermelho.

O tom apimentado pode estar na parede, um papel de parede laranja, e um lambri de madeira patinada (branca) para contrastar.

Ambientes Cítricos: entram aqui os tons de verde e amarelo. Com um toque de azul.

A ideia é fazer um quarto onde tenhamos paredes em verde acinzentado, colchas em amarelo e almofadas azuis.

O tom cítrico pode estar no laranja associado a outras cores como o azul e o verde. O pink também entra nessa combinação sem alarde.





Em um ambiente clean com muito branco: piso, paredes e sofás o ideal e entrar com a cor nas almofadas (laranja e verde) uma poltrona no canto da sala(laranja), quadros azuis. Essa composição fica muito harmoniosa.


Ambientes Neutros e Amanteigados: São as cores neutras: beges, marrom bem

Claro nos móveis, as tonalidades claras veem acompanhadas de materiais naturais em tons cru – madeira, palha de bananeira, junco ou bambu.






Na sala utilize cadeiras e poltronas de fibra, no quarto use cabeceira de fibra, criados-mudos e bancos em madeira. Cortinas em linho bege.


O importante é criar um estilo cromático que se adeque à personalidade do morador e faça com que os visitantes sinta-se em casa !!!

MAIS VISITADAS !!