Paisagismo de interiores


                                                      JARDINS     ALTERNATIVOS


Hoje em dia fala-se muito em verde, sustentabilidade e ar puro. Há muitos anos paisagistas veem utilizando pequenos espaços imperceptíveis e escondidos ou canteiros, para adequar jardins com planta e luzes combinando e gerando efeitos maravilhosos


Deve-se atentar para a planta escolhida, não deve ser a de sua preferência somente, mas sim àquela que vai se adequar melhor àquelas condições: planta de sol, no sol e planta de sombra, na sombra. 

Parece meio óbvio, mas algumas pessoas vão às lojas especializadas e escolhem sem muito planejamento paisagístico e acaba muitas vezes, perdendo a planta.


Vamos dar alguns exemplos,  bem sucedidos de adequação e harmonia visual, lógico utilizando cores e texturas.





Algumas espécies que se adequam à sombra :






*      Cactos Candelabro (Euphobria Trigona);

*      Cadeira -de- sogra ou cacto bola (Echinocactos grusoni);





As duas primeiras espécies necessitam de pouca manutenção, podem ser colocadas em meio a seixos e pedras num jardim

*      Palmeiras Arecas (Dypisis Lutescens)

A terceira pode ser colocada em um vaso grande próximo a janelas com seixos decorativos. Também não necessitam de muita manutenção. São muito práticas para residência e escritórios.



*      Palmeira camedórea-elegante (chameadorea elegans)

Esta espécie bem cheia e volumosa enriquece o ambiente promove elegância .




*      Aspargo rabo-de-gato (aspargos densiflorus)

Lindo se colocado em vaso com as folhas caindo em forma de cascata.

E claro não podiam faltar as famosas Bromélias.....

*      Bromélias gusmânia-cherry(gusmania ligulata)

Belíssima em canteiros embaixo de escadas ou laterais de ambientes, dividindo espaço com seixos claros e uma iluminação decorativa adequada.


Uma boa alternativa para fechar um ambiente coberto, laterais ou muros de pedras como em áreas de descanso e ainda de quebra decorá-los, são as samambaias(Nephrolepis ), filodendros(Philodendron) e chifres de veado(Platycerium bifurcatum).

*      Dracena-bambu(Dracaena surculosa).




Genial em vasos colocados na sala com iluminação nas folhas.


*      Palmeiras -rápis (Rhapis excelsa)


Com toda certeza um das mais utilizadas e solicitadas pelos clientes. Em vasos decorativos é o ideal com seixos cercados por vasos com lírios-da-paz(Spathiphyllum wallisi).




        

A dica é tomar cuidado com cores e texturas . As cores ideais são os tons terrosos para áreas como canteiros ou churrasqueiras. As pedras dão um toque de sofisticação e leveza aos ambientes: tijolinho aparente, canjiquinha, muro chapiscado com cores neutras. Não se esqueçam dos banquinhos de madeira também, fica rústico e aconchegante.


No mercado existem revestimentos maravilhosos que imitam bambu, pedras, fica muito harmonioso. É mais rápido e fácil de colocar e custa( os revestimentos citados) em média de R$ 17/m2 até mais ou menos R$ 200/m2.


No próximo post falaremos de iluminação no paisagismo correta para não maltratar as plantas !!!!!!

MAIS VISITADAS !!