Cortinas e Persianas


Cortinas e persianas. Conforto e estética garantidos.





Dando continuação ao post de conforto acústico, vamos falar de cortinas e persianas !!!





Escolha de cortinas e persianas





Não só com função na composição do ambiente as cortinas e persianas têm outras funções como controlar a luminosidade natural, privacidade, conforto acústico (persianas de tecido celular) e proteger os móveis de raios solares. No caso de uma sala de cinema será necessário um forro black-out, para bloquear 100% da luz.


Também devemos nos atentar para a harmonia da decoração a cortina ou persiana devem conversar com o resto do ambiente o melhor será utilizar os mesmos modelos, tamanhos e tecidos para um mesmo ambiente, mesmo que existam muitas janelas e que em algumas bata sol e em ouras não .





Os tecidos das cortinas disponíveis no mercado podem classificar-se em :






- Origem de fios e fibras;


- Tecido;


- Tratamento recebido pelo tecido




vertical


Quanto à origem das fibras podem ser naturais oriundas do vegetais como algodão, linho ou seda ou animais como a lã e sintéticos como: voil, viscose.



A textura de cada tecido definirá a personalidade do ambiente a ser decorado. As texturas rústicas como a juta, o linho, estampas florais, tecidos mais coloridos, harmonizam com ambientes descontraídos como casas de campo já as sedas e adamascados com mais brilho, para ambientes mais formais. As cortinas devem ir até o chão sempre ( salas, salas de TV e quartos), o correto até  o chão, é mais clássico também.
Tecidos para cortinas para ambientes clássicos use veludo, seda e voal, já ambientes despojados o linho, bambu, algodão.Tecido para forro das cortinas: gabardine, tergal e brim. Para filtrar a luz e maior conforto térmico e acústico




Já as persianas apresentam vários modelos acabamentos e versões, o melhor é optar pela persiana que fique emoldurada no vão da janela. Os modelos com lâminas são os mais comumente encontrados, as persianas de lâmina vertical alongam o ambiente, fazendo parecer mais alto. São vários os modelos PVC, madeira, persianas de fibra de bambu.
As persianas podem ser as horizontais, verticais, de madeira, enfim cada uma para uma finalidade específica, Não basta apenas avaliar a estética.
rolô

As persianas verticais são muito úteis tanto em ambientes residenciais como comerciais e escritórios. Regulam a luminosidade e trazem aconchego. As horizontais em madeira devem compor um estilo que varia do rústico até o contemporâneo, nesta mistura de estilos muito saudável e enriquecedora.
A cortina romana permite que se abra ou feche em camadas na medida de sua necessidade. A cortina rolô fica enrolada no varão e pode ser erguida de acordo com sua necessidade, a função desta persiana e não escurecer o ambiente, deixar a luz entrar porém mantendo a privacidade.
Existem as cortinas painel, práticas feitas em painéis que se movem em trilhos e podem ser com estampas, desenhos infantis ou neutras.
romana


As cortinas silhouette e parametre podem ser usadas como divisórias em salas de estar e escritórios.




romana
As persianas de PVC são um modelo mais simples, porém de fácil manutenção, pode-se aderir às coloridas para quartos de crianças e adolescentes harmonizando com as cores do tapete, dos armários ou das colchas.



romana



painel


As persianas de madeira têm um tom mais formal para ambientes . As cortinas rolô indicadas para ambientes com muita luz do sol, bloqueia essa luz forte do sol, mas não a luminosidade. As persianas verticais de tecido vão sempre muito bem tanto em ambientes residenciais como em ambientes comerciais.


parametre

horizontal



 silhouette
Muito bom ficam, também cortinas em lavabos com meia janela apenas ou banheiros harmonizando com as louças também meia janela.







MAIS VISITADAS !!