Plantas para pequenos espaços



Há  diversas vantagem em se ter um jardim em casa em qualquer ambiente. Além das plantas deixarem o local muito mais bonito, ainda existe aquelas espécies que purificam o ar deixando-o muito mais saudável para todos. 





Quem mora em apartamento tem alguns problemas para montar o seu jardim porque na maioria não há espaço disponível e precisa se limitar à poucas e pequenas áreas como varandas, sacadas etc.



Porém, apesar desses fatores limitantes,  você pode ter aquele jardim completo,  organizando as plantas de acordo com tamanhos e necessidades



Vamos montar um mini jardim em casa ??

Precisamos pensar primeiro no espaço que você possui para este fim,  e quantidade de plantas que deseja colocar em sua varanda ou sacada etc. Os jardins verticais são bonitos, modernos e a quantidade de plantas pode ser maior, mas o tamanho das plantas não pode ser grande, as mais indicadas são as ervas e os temperos. 



Já os jardins tradicionais, horizontais,  precisarão de planejamento. 
Se a sua varanda não há circulação de pessoas,  você poderá colocar as plantas mais dispostas, de acordo com os respectivos tamanhos,  e usar diversos modelos de vasos e jardineiras. 


Existe a possibilidade de prateleiras ou pequenas estantes, em aço, para adaptar seus vasinhos.



Use  Vasos

Com um espaço pequeno não existe recurso mais eficiente do que os vasos. Com suas cores e tamanhos variados, estilos e formatos.
Os vasos coloridos deixam o seu jardim mais alegre e especial. Os vasos de tamanhos médios e pequenos  são mais fáceis de transportar e consequentemente de fazer a limpeza da área.  




Evite as Plantas Grandes

As plantas grandes crescerão de forma a sobrecarregar seu jardim, atrapalhar a passagem e não dá para cuidar delas direito,  em um espaço tão reduzido.
Somente se você tiver área grande, varanda ou terraço,  que possa acomodar plantas maiores e com folhas que se  movimentam com o vento, então você pode optar por estas espécies maiores.


Escolha o Local Certo Para Cada Planta

O cuidado na escolha, vai refletir diretamente na beleza de seu jardim, atentar-se para todas as necessidades de cada planta .
Cada planta do seu jardim te, uma necessidade de luz do sol e água, temperatura e umidade do ar. Quando for acomodar os vasos fique atento sobre a quantidade de vento do local e quanto de calor e luz do sol durante o dia a sua planta terá. 



 Miniatura de suas Plantas Preferidas

As miniaturas são uma saída eficiente e vão dar um ar totalmente diferente ao seu jardim. Não são todas as espécies que são encontradas em miniaturas, mas muitas árvores frutíferas e orientais são encontradas no mercado. Por exemplo, as ixoras, palmeiras, frutíferas etc.



Espécies sugeridas



Dentre as diversas espécies de plantas que você pode ter em seu mini jardim na varanda ou terraço de seu apartamento, algumas são mais indicadas. 

Jabuticabeira: esta planta é cultivada em vaso, não é preciso estar em contato com o sol direto, mas também deve ser evitado ficar exposta ao frio. Mais indicada para varandas cobertas.

Filodendro: Esta planta é bem resistente ao vento e se desenvolve muito bem em pleno sol ou à meia-sombra.

Chifre de Veado: Esta espécie é indicada para aquelas pessoas que querem cultivar um jardim na vertical. Preferem ambientes que fiquem à meia-sombra.

Renda Portuguesa: São plantas que devem ser mantidas em vasos e sempre à meia-sombra.

Orquídeas: São lindas flores e adoram ambientes mais secos. Então são ótimas para quem não passa muito tempo em casa, pois as plantas gostam de pouca água

MAIS VISITADAS !!