Orquídeas: cultivo



As orquídeas têm fama de serem difíceis de cultivar, entretanto elas precisam apenas de cuidados especiais e dedicação para que elas cresçam saudáveis. Geralmente, tais plantas florescem apenas uma ou dias vezes por ano, a dica a seguir ajudará na tarefa de fazer com que elas floresçam pela segunda vez.

O método mais comum, indicado por especialistas, é cortar a haste floral no terceiro nó. Para isso, é preciso executar a técnica cuidadosamente. O primeiro passo é esperar as flores secarem e depois fazer o corte da haste na diagonal com tesoura esterilizada.



O segundo passo é cobrir a área com uma camada de canela em pó, segundo Marcelo Vieira Nascimento, presidente da Federação Catarinense de Orquidofilia, o condimento é um estimulante para o crescimento. O profissional deu algumas dicas para uma matéria da Casa.

Feito isso, basta fazer a manutenção, deixando a planta exposta à luz natural – porém, sem incidência direta dos raios - e regas são necessárias a apenas cada dez dias. Além disso, recomenda-se o uso de fertilização quinzenal com adubo químico.

É importante também se preocupar com o local de compra da planta. Para não incentivar a coleta ilegal de orquídeas, opte por empresas produtoras de mudas ou de orquidófilos que tenham plantas disponíveis.



Redação CicloVivo.

O que fazer quando as orquídeas já não florescem como antes ???




Para as orquídeas florescerem necessitam de muita energia, acumulada em folhas, raízes e pseudobulbos. Logo devem estar sempre bem nutridas.
As orquídeas não ficarão constantemente floridas.
Uma primeira dica é cortar a haste floral no terceiro nó, na diagonal e cubra com canela em pó para cicatrizar e estimular o crescimento, ela protege as plantas de fungos e bactérias e ainda estimula as orquídeas a darem mais flores.
 Sempre esterelize os instrumento de poda.
Promova a luz natural abundante sem incidência de raios de sol diretamente. 
Umedecer com cuidado para não encharcar o substrato e use adubos orgânicos, a cada 15 dias, como a torta de mamona, a farinha de osso e o Bokashi, são muito bons.



MAIS VISITADAS !!