Aparelhos de ar condicionado: qual a sua necessidade ?


Tire suas dúvidas sobre ar-condicionado, climatizadores de ambiente e outros equipamentos portáteis:   



Segundo dados da revista, houve um crescimento de 112% na comercialização de todos os tipos de ar-condicionado e climatizadores. 







A dica é checar a BTU/h unidade média do ar condicionado. Multiplicam-se por 600 BTU/h pelo tamanho, em metros quadrados, do cômodo frequentado por duas pessoas. Por indivíduo a mais somam-se 600BTU/h.

Exemplos: para um espaço de 30 metros quadrados, de uma família de quatro pessoas, precisará de um ar-condicionado de 19200 BTU/h, para um quarto de casal de 12 metros quadrados, um produto deve ser de 7200 BTU/h

AR-CONDICIONADO DE JANELA



É a forma mais tradicional do aparelho, retira o calor do cômodo e o transfere para o ambiente externo.
Prós: oferece modelos mais baratos na categoria de ar-condicionado e a manutenção é mais em conta.Pode resfriar ambientes pequenos e grandes.
Contras: nem todos os imóveis estão preparados para sua instalação, o aparelho fica bem visível e faz um certo barulho. Além disso, há o custo da montagem  que pode ser bem elevado, devido à abertura do espaço na parede. 

AR-CONDICIONADO SPLIT


composto de duas partes : a avaporadora responsável pelo lançamento do ar gelado no cômodo e a condensadora, instalada na área externa, realiza a refrigeração e faz todo o barulho do processo. É o mais vendido
Prós: apresenta produtos modernos e silenciosos, econômicos e com design moderno.Pode resfriar ambientes pequenos e grandes.
Contras: a manutenção e instalção são mais caras.  

AR-CONDICIONADO PORTÁTIL



Da  mesma forma que o ar condicionado de janela, este transfere o ar quente para a área externa
Prós: fácil instalação e pode resfriar ambientes pequenos e grandes.
Contras: só funciona bem em cômodos com até 20 metros quadrados, faz barulho, alto custo no equipamento, e consomem muita energia.

CLIMATIZADOR


Este produto não tem a mesma tecnologia do ar-condicionado, funciona como um ventilador com mais recursos.
Prós: refresca sem provocar mudança brusca na temperatura, e sai mais em conta.
Contras: deixa a desejar em relação ao ar-condicionado, pois não resfria bem. Fonte: Revista Veja  jan/2015