Monte a sua em qualquer cantinho!! Veremos a seguir algumas instruções para as suas hortaliças ficarem sempre muito, nutritivas, sem venenos, fresquinhas, lindas e saborosas !!!
A única desvantagem em montar sua própria horta é a dó que você vai sentir de consumi-las depois, um certo apego !!, sabe como é né !!!???
Mas, vamos ao que interessa.
A pequena produção deixou de ser uma tendência, virou uma realidade. No Brasil e pelo mundo esta prática já vem sendo feita com sucesso em todos os cantinhos possíveis em casa e até pequenos apartamentos. Na agricultura, produção em grande escala, os princípios são outros, os produtos e a colheita seguem outros parâmetros que não servem para a pequena horta.
Atualmente a recomedação é para que as hortas tenham pelo menos 90 cm de altura, para evitar as dores nas costas. Use adubo orgânico, humus de minhoca.
Sol
Pelo menos 4 horas diárias de sol por dia. Se em sua casa ou apartamento só bate sol no inverno, faça a hortinha no verão e no inverno plante outra coisa, faça um rodízio de culturas.
Recipiente
Para o plantio, pode-se utilizar recipientes de qualquer material resistente à umidade, exceto as latas metálicas que enferrujam, os recipientes de madeira envernizada também, o verniz é tóxico.
Não usar latas de alumínio, estas enferrujam, liberam substâncias tóxicas. Os de bambu apodrecem com o tempo.
Podem ser utilizados também vasos de cerâmica, cimento, sacos plástico, tubos de plástico cortados, pneus cortados, jardinerias, vasos de plástico,baldes plásticos, bacias, garrafas de refrigerantes e outros.
Profundidade do recipiente, alguns exemplos: 15 cm: alface, rabanete, salsa, rúcula. 25 cm: cebola, pepino, espinafre, beterraba. 30 cm: almeirão, cenoura, chuchu, tomate, pimentão e couve-flor.
Drenagem
Todos os recipientes devem ter furos no fundo e devem estar cobertos com uma pequena camada de cascalho, argila expandida, cacos de vasos de cerâmica, brita, uma pequena camada de areia ou manta de drenagem para o escoamento do excesso de água.
Substrato para recipiente
Devido ao voluma limitado do vaso, o substrato deverá ser rico em nutrientes, e também, deve ser bastante poroso, pois com o tempo a alta concentração de raízes exige um alto suprimento de oxigênio e uma rápida remoção de gás carbônico.
A terra a ser utilizada poderá ser a de jardim, misturada com terra vegetal ( a terra preta), em volumes iguais.Caso a terra de jardim for bastante argilosa, coloque areia para melhorar a drenagem e aumentar a aeração do substrato.
Horta para temperos
Pode ser plantado, por exemplo: salsinha, cebolinha, manjericão, alecrim, hortelã, sálvia e pimenta-vermelha.
Também sob sol pleno. Humus de minhoca a cada 40 dias. Não encharcar o substrato.
Montá-las em floreiras nas janelas ou varandas.
Utilize os vasos pré-moldados vendidos em lojas de produtos para agricultura e os shoppings de jardinagem. ocupam pouco espaço e esteticamente ficam um charme. Existem os de concreto e de cerâmica ou barro.
Substituir flores pelos temperos ou hortaliças |