Materiais e Acabamentos 1: Rejunte



Vamos iniciar uma série de posts que trarão dicas para construir ou reformar. 

Muitos fatores influenciam na hora de construir ou reformar e não adianta deixar para perguntar ao fornecedor ou vendedor de lojas, como fazem muitos profissionais no mercado, nem sempre o resultado sairá como o esperado.


Vamos falar de rejunte. 

O rejunte, além da função estética, é um material que preenche todas as juntas entre cada placa de piso ou azulejos o objetivo é garantir a regularidade da superfície. Com esse preenchimento o revestimento ficará vedado, garantindo a estanqueidade, ou seja, evitando assim, a penetração de água e da umidade nas juntas.



Outra função do rejunte é compensar as irregularidades das placas, facilitando o alinhamento.  

Uma dica importante :  ler sempre  as informações fornecidas pelo fabricante do piso e do rejunte, com as orientações quanto ao rejunte mais adequado para seu revestimento. Isso interfere na garantia do produto, que o fabricante oferece, ela é condicionada aos procedimentos da orientação;



A seguir alguns tipos de rejuntes e suas aplicações:

Rejunte Cimentício: Composto por cimento + agregados minerais + pigmentos  + aditivos e polímeros. 

Rejunte Acrílico: Composto por uma resina acrílica + cimento + agregados minerais + pigmentos +  aditivos e polímeros.

Rejunte Epóxi: É um produto bicomponente de resina epóxi  e catalisador para endurecer a massa.



Os rejuntes acrílico e epóxi podem ser usados em juntas maiores. Mas, se compararmos o custo do rejunte ao custo das peças que utilizam juntas grandes veremos que a prática não é aconselhável.

Quando for preparar a massa, sempre use a quantidade de água indicada pelo fabricante . Se caso o produto for diluído demais haverá retração e, ao invés de vedar, poderá trincar ou formar sulcos.



Verifique sempre o caimento para os ralos, ara não haver empoçamento nessa região. 
Proteger as peças antes da aplicação do rejunte evita desperdícios e limpe assim que finalizar após a  aplicação para não deixar o rejunte endurecer sobre das placas.



MAIS VISITADAS !!