Cores: O poder dos Contrastes


As cores complementares são aquelas que estão opostas no círculo cromático, não por acaso, conferem efeitos diferenciados e sem monotonia. proporcionam dinamismo na decoração e também, que o decorador ou designer possui uma habilidade criativa em decorar.





A seguir exemplos de quatro espaços os quais os contrastes de cores proporcionam diferentes sensações.

Espaço 1 :  Rosa e Vermelho



As cores podem ser escolhidas em seus diversos tons, o vermelho foi reduzido ao rosa com dois tons mais claros, o verde é a cor complementar. Este pode ser usado com a finalidade de realçar áreas do espaço, apenas uma área específica.  


Os tons de rosa significam a garantia de afeto e os de verde, calma e relaxamento.

Espaço 2:  Azul e Magenta



No caso a cor principal é o azul e o contraste será feito com magenta.  Este contraste é dramático e muito forte, o espaço pode se tornar acolhedor, porém atraente.  Cuidado para usar o azul em excesso e tornar o espaço frio, o azul escuro, pode entrar em detalhes.  Uma outra combinação seria usá-los em tons mais claros para espaços menores.


O azul acalma e relaxa e o magenta prioriza ânimo.

Espaço 3 : Violeta e Turquesa



Usando o violeta como a cor principal, e o turquesa para dar vida ao violeta, conferindo frescor e leveza.  Cuidado ao usar o violeta, é uma cor com grande força e impacto, estude bem o espaço antes de usar esta cor.


O violeta estimula a contemplação e o turquesa, acalma o sistema nervoso.



Espaço 4 Laranja e Azul



O laranja como cor principal, os tons mais claros são calmos e cheios de vida, os mais fortes, são muito intensos e usados para fins específicos. O azul pode realçar uma determinada área do ambiente, em tons mais escuros, é mais elegante.


O laranja estimula a criatividade e o azul, relaxa.

MAIS VISITADAS !!