Laqueados na Decoração



A laqueação foi muito usada nas décadas de 1970 e 1980, suas  cores eram bem variadas. Porém, os móveis laqueado voltaram e estão em alta para decoração de interiores e jardins.



Muitas são as vantagens: 



A durabilidade é indeterminada, desde que seja feita a manutenção adequada. 
A limpeza pode ser  com pano úmido e  depois outro, seco. As manchas poderão ser removidas com detergente neutro ou sabão de coco, sem usar, é claro, produtos abrasivos.  



Os móveis laqueados que são bastante utilizados são os racks, aparadores, mesas de centro e laterais, cômodas antigas, armários, bases para mesa de jantar e muitas as opções a serem criadas, dependendo do estilo, tamanho do espaço e outros objetos de decoração em harmonia.



O processo de laqueação, resumidamente,  é o seguinte. O móvel deve estar em bom estado, então é lixado, após esta etapa é passada uma resina, para acertar as imperfeições e deixar a madeira lisa. Em seguida, a tinta é aplicada, com cuidado, pois não pode aparecer nenhuma imperfeição no móvel. Este procedimento deve ser realizado por especialista em laqueação, não é todo marceneiro que executa.



Para decorar com móveis laqueados deve-se atentar para alguns detalhes:



Não use móveis laqueados em todo o ambiente, apenas peças de destaque. As cores devem acompanhar o estilo e a proposta desejados. As cores vivas como turquesa e rosa são muito utilizados para conferir mais dinamismo e alegria ao espaço. 


A proposta de um ambiente vintage, por exemplo,  pode-se usar uma peça em uma cor mais forte, como, roxo,  "pink", em uma decoração com cores pastéis como rosa claro, azul claro e branco.


Outra opção muito usada é o degradê em tons de azul, amarelo ou rosa.
A laqueação combina com diversos materiais como vidro, madeira, acrílico. Pode apostar !! combine com peças em vidro e acrílico para conferir leveza à decoração.
O preto e cinza são cores mais sóbrias e elegantes usadas em  ambientes como os : clean, clássicos e contemporâneos.







O processo de laqueação pode ser usado em batentes, portas, camas, molduras etc.








MAIS VISITADAS !!