Jardim de Agaves

Agave palito

Uma planta  resistente e exótica, as agaves veem sendo usadas em maciços ou isoladamente em residências, condomínios e parques. 

agave azul


 O agave pertence ao gênero botânico que é composto por várias suculentas com as mesmas características, a maioria originária da  América Central e do Norte. 

No paisagismo plante-as em locais de pouca circulação, devido a suas folhas pontiagudas, algumas pessoas se incomodam com o contato com estas folhas. Ficam muito lindas em um jardim iluminado.

agave azul


Estas plantas possuem mais de cento e oitenta exemplares diferentes, são elas as mais conhecidas:  como a agave azul (Agave tequilana,  pois é usada para fazer tequila), a agave dragão (tromba de elefante ou Agave attenuata), agave americana (ou piteira azul),  e a Agave sisalana (ou sisal), Agave palito, Agave angustifolia.

agave dragão

Cultivo

Plantas muito resistentes ao sol, calor e falta de irrigação, porém as agaves são propensas a proliferação de fungos quando cultivadas em lugares  úmidos. Se desenvolve bem em solos similares ao semiárido,  misture à terra  areia grossa,  fertilizante orgânico, para um solo bem drenado e com nutrientes.

agave dragão
Regas

Regue sempre que o solo secar. Observe se não há acúmulo excessivo de água, pois fungos podem facilmente destruir as raízes das agaves.

agave americana


Agave sisalana





Adubação

Acrescente ao solo fertilizante orgânico para enriquecer o solo, pode-se adicionar também um pouco de adubo NPK rico em fósforo para auxiliar sua planta na época de floração, o fósforo é muito útil para a produção de flores. 

 Agave vitoria´régia 


Agave angustifolia.


MAIS VISITADAS !!