Vidro na Decoração de Interiores

Vidro para decorar ambientes: sempre uma opção criativa.



No Brasil ainda um mercado tímido, em comparação com Europa, mas com o passar dos anos a procura vem aumentando na mesma proporção da criatividade dos designers e da especialização das empresas fornecedoras.



Os vidros decorativos estão ganhando cada vez mais espaço no mercado, por possuírem uma gama muito grande de modelos disponíveis são muito flexíveis no quesito decorar. Podemos encontrá-los  coloridos, serigrafados, esmaltados ou pintados, impressos e craquelados.

Podem ser usados em  peças decorativas, como esculturas, prateleiras e nichos, em revestimentos de paredes e de cozinhas em vidro esmaltado, mesas, pisos, portas, divisões de ambientes, telas de projeção, bancadas, balcões, móveis como os aparadores, na sala de jantar, banheiros e lavabos para dar aquela leveza e classe ao ambiente.








Trazem leveza ao espaço, amplitude e muita elegância. Podem ser usados em pequenos detalhes como nichos, prateleiras e aparadores, como também em áreas maiores como divisórias grandes , estantes, mesas ou janelas para dividir grandes ambientes.
Em todos os ambientes: terraços, varandas, salas de jantar e jantar, ambientes integrados e por onde sua criatividade andar !!







Principais tipos de vidros decorativos:  




Vidros Serigrafados, Esmaltados ou Pintados:  fabricados a partir de uma lâmina básica de vidro, incolor ou já colorido, que recebem uma camada de esmalte vitrificável em uma de suas faces. Esta camada pode ser adicionada através do processo de silk screen, de máquinas automáticas com deposição de tinta ou ainda com máquinas modernas com jato de esmalte vitrificável.



Vidros Coloridos: coloridos durante o processo de fabricação ou fusão, onde diferentes composições de óxidos adicionadas na massa do vidro fazem a transformação de incolor para verde, azul, bronze, cinza, entre outras cores.




Vidros Craquelados: fabricados com uma composição laminada com dois vidros comuns externos e um temperado interno. Concluída a laminação, o vidro passa para a fase de tratamento das bordas onde é lapidado. O vidro interno, por ser temperado, não aceita a lapidação e fragmenta-se, formando assim o “craquelado”, que fica protegido pelas duas lâminas externas acabadas. Este tipo de vidro é totalmente personalizado, ou seja, não existem dois tipos de vidro com a mesma malha de fragmentação, embora se assemelhem muito no aspecto visual.



Vidros Impressos: também chamados de Fantasia, estes vidros possuem em uma de suas fades uma impressão feita através de um rolo desenhado, que imprime de forma mecânica diferentes tipos de desenho. No momento em que o vidro está saindo do forno de fusão e caminhando para o seu resfriamento, o vidro ainda está “mole” e quente. Conforme esfria e se enrijece, permanece com os desenhos impressos, que podem ser diversos, como canelado, boreal, quadrato, antílope, entre outros.





MAIS VISITADAS !!