Caminhos no Jardim



Os jardins agregam beleza e sofisticação, transmitindo a boa  sensação de leveza e harmonia. Além de valorizarem bastante o terreno.

Os caminhos nos jardins imprimem a personalidade do morador ou o estilo escolhido para decorar este belo espaço. Em virtude disso, é necessário planejar o caminho que vai conduzir as pessoas até o interior da casa.



O objetivo é fazer com que as pessoas caminhem com segurança por entre as plantas conduzindo-as para a direção correta sem precisar pisar na grama e aproveitando todo o paisagismo.
O ideal é não criar caminhos muito longos e sim caminhos funcionais, para que as pessoas não procurem passagens alternativas.



A construção do caminho nos jardins é feita geralmente utilizando lajões ouro preto e lagoa santa. Usa-se também cascalhos, deques charmosos e outros recursos.
Projetos mais modernos usa-se o granito, mas tome cuidado é muito escorregadio.

Atualmente está em alta o uso de cruzetas e diversos materiais reciclados e sustentáveis, o ideal mesmo é criar áreas de circulação com materiais adequados e de fácil manutenção. 
Uma das vantagens dos caminhos bem planejados é poupar os gramados e diminuir o impacto dos passos sobre eles.



É necessário atentar-se para que  as pessoas estejam mais seguras como em dias de chuva ou durante a irrigação do jardim. A preferência deve ser dada para pisos antiderrapantes, que evitem escorregões ou quedas.

Outros elementos usados são: pedriscos, toras de madeira, pedras irregulares e cerâmicas, porém, é necessário analisar como a passagem será utilizada.
O ideal é adequar o material do caminho ao estilo da casa e do jardim e materiais antiderrapantes para evitar acidentes.



Outro exemplo são as calçadas de entrada as quais devem comportar  duas pessoas caminhando lado a lado. E o mais importante é durante à noite: degraus e mudanças de nível devem ser estáveis, seguros e bem iluminados com balizadores ou luminárias altas.


Mais algumas ideias a seguir 









MAIS VISITADAS !!