Buxinhos: em casa ou no jardim


O Buxinho é um arbusto lenhoso muito utilizado na topiaria em todo o mundo, principalmente nos jardins do estilo clássico francês  por suas belas formas esculpidas, arredondadas  tornam-se decorativas, sendo comumente utilizada para a produção de bonsais, ou na forma de cercas-vivas em sebes aparadas formando desenhos geométricos perfeitos.
Nome científico: Buxus sempervirens.
Originária do: Mediterrâneo, Oriente e China. 



De crescimento lento, pode alcançar de 2 a 5 metros de altura. Possui folhas muito verdes, adensadas, seus ramos não crescem rápido fazendo com que torne mais fácil de ser topiado. Uma planta que pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo.
Em jardins é usado para bordaduras, muros, em vasos formando uma decoração contemporânea, proporcionando um belo efeito ornamental. 



As folhas possuem um composto tóxico (buxina), causando problemas quando sua folha é ingerida, muito cuidado com crianças e animais domésticos.



Cultivo:

Por ser uma planta rústica exige poucos cuidados de manutenção. Cresce melhor em ambientes com muita luminosidade, se possível , sol pleno, porém a planta tolera a meia-sombra durante algumas horas.



Mantenha o solo úmido com regas frequentes, porém não encharque. Aliás como a maioria das plantas.

Aprecia solos argilosos, com bom teor de matéria orgânica. Uma planta que resiste bem ao clima frio mas também pode ser cultivada em climas mais quentes com sucesso.



Pode ser cultivada em vasos grandes por longo tempo. Mas para que a planta mantenha um visual compacto devemos fazer podas freqüentes, propiciando assim, mais brotações laterais para tornar o arbusto bem ramificado ficando com a copa bem fechada.

Adubação:

A cada 3 meses realizar adubação com adubo granulado NPK formulação 10-10-10.

Decoração com buxinhos


Dentro de casa pode dar um charme a mais em sua decoração, são cultivadas como bonsais. Veja algumas ideias.


Em um aparador no hall de entrada ou em um  móvel antigo, ficará elegante e compõe uma decoração cheia de simetria.



Em pequenos vasinhos coloridos ou em pintura floral fica muito delicado, e neste caso, um aspecto mais rústico e bem original. Ideal para varandas, terraços etc.


Floreiras com buxinhos na área das escadas


Os vasos com buxinhos combinam com a cor do restante da decoração e com o toque rústico dos móveis.


Um belo espaço foi planejado integrando o espaço externo com o interno, os buxinhos estão em grandes vasos ornamentando e harmonizando com plantas e um deque com uma pequena fonte.



Combinados com os móveis de fibra sintética, os buxinhos dão o toque final, e delicado,  na decoração











MAIS VISITADAS !!