Gramados: conservação e manutenção




Quem não gosta de ter um belo gramado, bem fechado e bem verde. Sem pragas ou ervas daninhas para destruí-lo ?!!

Pois então, para não ficar falando que a grama do vizinho é mais verde do que a sua, veja algumas dicas para manter seu gramado saudável e vistoso. Capaz de compor um belo paisagismo em conjunto com outras plantas.




DICAS PARA CUIDAR DE SEU GRAMADO


1) Irrigação: o gramado deve ser irrigado diariamente, até que haja enraizamento e fechamento deste. Algumas espécies resistem melhor do que outras à seca, como a grama batatais, por exemplo. Já a grama São Carlos desaparece durante a seca, caso não seja irrigada. 


2) Corte: pode ser feito com tesoura, alfange, cortadores de grama ou enceradeira. Só se deve cortar após o primeiro enraizamento e revestimento total do solo. A frequência varia de espécie para espécie, chuvas, regas, fertilidade do solo e temperatura.
3) Refilamento: corte com tesoura ou vanga pata conter o gramado junto a canteiros, muros, passeios etc.

4) Despraguejamento:  assim que as ervas daninhas começa a nascer devem ser arrancadas com ajuda do firmino, pela raiz. Não deixe até que as ervas daninhas produzam sementes, evite a disseminação.

5) Combate às pragas e doenças:  A infestação mais comum é a cigarrinha, mas sem causar grandes danos.

6) Adubação de cobertura: recomenda-se a adubação fósforo-cálcica a cada 4 anos, farinha de osso, gesso agrícola e composto orgânico. Usa-se muito o adubo granulado em cobertura, com bastante irrigação.

7) Correção de falhas: se o gramado apresentar falhas, escarificar o solo e aproveitar as mudas resultantes do refilamento para replantá-las nas falhas. Nas depressões, arrancam-se as gramas, corrige-se o terreno e planta novamente.

8) Aeração: quando terrenos forem argilosos, ocorrendo a compactação do solo, use alguma ferramenta que faça diversos furos no solo, para drenagem



Fonte: Secretaria do Verde e Meio Ambiente de SP - manual de jardinagem

MAIS VISITADAS !!