BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Decorar com Mandalas



Mandala, em sânscrito, significa círculo. Para os adeptos da prática da Yoga já as conhecem com certeza fazem uso de sua beleza cheia de significados. Extremamente versáteis na decoração de interiores, no paisagismo, em enfeites e em muitos outros usos. 

Além de ser um belo objeto decorativo, é o símbolo da integração e da harmonia, círculo mágico, para quem preferir !!!

Segundo o site www.significados.com.br, vejam algumas curiosidades:

A mandala é uma espécie de yantra (instrumento, meio, emblema) que em diversas línguas da península indostânica significa círculo. Em rigor, mandalas são diagramas geométricos rituais: alguns deles correspondem concretamente a determinado atributo divino e outros são a manifestação de certa forma de encantamento (mantra).

A sua antiguidade remonta pelo menos ao século VIII a.C. e são usadas como instrumentos de concentração e para atingir estados superiores de meditação (sobretudo no Tibete e no budismo japonês).




Durante muito tempo, a mandala foi usada como expressão artística e religiosa, através de pinturas rupestres, no símbolo chinês do Yin e Yang, nos yantras indianos, nas thangkas tibetanas, nos rituais de cura e arte indígenas e na arte sacra de vários séculos.
No budismo, a mandala é um tipo de diagrama que simboliza uma mansão sagrada, o palácio de uma divindade. Geralmente, as mandalas são pintadas como thangkas e representadas em madeira ou metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Quando a mandala é feita com areia, logo após algumas cerimônias, a areia é jogada em um rio, para que as bênçãos se espalhem.
Carl Jung descreve as mandalas como quadros representativos ideais ou personificações ideais que se manifestam na psicoterapia, interpretando-as como símbolos da personalidade no processo da individualização.
Muitas pessoas fazem tatuagens de mandalas, sendo que diferentes mandalas têm diferentes padrões visuais que despertam sensações diferentes.


Podem ser extremamente coloridas, monocromáticas, podem ser confeccionadas em MDF, adesivos, em pedra, arame, enfim são várias as formas de apresentação e em todas elas certamente será um ponto de destaque em sua casa na decoração de interiores.


Pode ser ambientes rústicos em que a mandala contrasta com os tijolos aparentes, podem ser um ambiente clean em que as mandalas coloridas podem se sobressair em uma parede totalmente branca, tanto faz, sempre ficará um charme.


Um cantinho de leitura, de meditação, pode estar em harmonia com o ambiente em cores e tamanhos, pode se fazer lindas composições de diferentes cores e formatos inclusive em mosaicos..



Nas cabeceiras de cama ficam muito bem, em corredores, nos halls, lugares em que está faltando aquele toque especial e chamativo, sabe ?

Estão presentes em ambientes comerciais também trazendo harmonia e muita suavidade.
Também espelhos vão trazer muito requinte ao ambiente.




Em áreas externas, no paisagismo também trarão alegria e elegância ao ambiente