Brises (brise-soleil)

Brises: saiba como usá-los




Brises, do francês brise-soleil, está sendo cada dia mais usado como um elemento decorativo nas áreas internas e externas da casa.









Sua função é de impedir a ação do sol, porém sem perder a ventilação, podendo ser instalado horizontal ou verticalmente.
Atualmente ele tem ganhado espaço como elemento decorativo, não só nas fachadas, mas também nos ambientes internos. Muitas vezes pode ser  usado apenas com finalidade estética para revestir forros e paredes. Os brises são muito versáteis.Além do resultado estético que os brises podem oferecer as vantagens, quanto à eficiência energética e conforto térmico, são enormes, oque faz dessa solução um importante diferencial por uma arquitetura mais sustentável.



São formados uma série de lâminas, móveis ou não, são  posicionados em frente à janela ou toda a lateral de um edifício ou casa, mantendo também a privacidade.os brises fixos compõem também uma boa opção para parte interna da casa.



Na maior parte do Brasil, levando em conta a posição do sol, aí vão algumas dicas de como posicionar os brises no seu projeto.
Para as fachadas leste e oeste, que recebem respectivamente os primeiros raios de  sol da manhã e da tarde, acerte com os brises com aletas verticais. 
Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, e ainda numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais. 



A fachada sul já não necessita tanto, pois tem uma incidência de sol muito menor do que as citadas acima. 
Os brises de madeira, alumínio, ferro, plástico e concreto são os mais comuns, mas há também os de cerâmica, vidro, bambu e muitos outros. Podem ser encontrados em diversos formatos, modelos e materiais atendendo a todos os tipos de necessidades e clientes, podendo ser utilizados em projetos residenciais, comerciais, hospitalares, entre outros, aliando estética e funcionalidade.





Hoje são muito usados também para disfarçar uma parede muito alta, um telhado, como painel e as floreiras em jardins, como divisórias e biombos para resguardar portas e acessos e principalmente em pergolados, fazendo a vez de fechamentos superiores e laterais. Podem ser fabricados com  espessura de ripas ou medidas especiais, espaçamentos diferenciados e personalizados, em função do quanto se quer ter de visibilidade e luminosidade através do mesmo e manter a privacidade.
.
Vejam mais algumas fotos de brises internos e externos.









MAIS VISITADAS !!