Arquitetura Brutalista


A versatilidade da alvenaria permite que o cimento seja usado para criar desde sofás até armários, estantes e camas



A estética rústica ganhou força nos anos 50, por influência da chamada “arquitetura brutalista”.  O estilo entrou na moda e se consolidou nos anos 80. Apesar disso, a desvantagem do peso contribuiu para sair de cena. 









A arquitetura brutalista é uma das mais marcantes tendências do panorama arquitetônico moderno, brasileiro e internacional, do período pós 2ª Guerra Mundial até pelo menos fins da década de 1970. 




As obras com ela identificadas caracterizam-se principalmente pela a utilização do concreto armado deixado aparente, ressaltando o desenho impresso pelas fôrmas de madeira natural, técnica que passou a ser empregada com mais freqüência na arquitetura civil naquele momento, tanto como recurso tecnológico como em busca de maior expressividade plástica

Entre as desvantagens do concreto, a falta de mobilidade e a impossibilidade de mudar o móvel de local quando bem entender.

Tendência na década de 80, os móveis de concreto estão de volta ao topo das tendências em decoração. Os móveis de concreto são ótimos para ambientes amplos e despojados, inclusive as áreas externas. O concreto está tão em alta que a industria tem replicado o seu visual em tintas, papeis de parede e outros revestimentos.



Alguns cuidados antes de projetá-los: estes móveis se adaptam melhor em grandes ambientes.
Desenhe todos os detalhes do móvel, pegue as medidas de um outro móvel como referência ( altura, largura e profundidade), não se esqueça de colocar a medida das almofadas também.

Planeje bem os espaços, pois os móveis não poderão ser mudados de lugar.
Equilibre e harmonize com o concreto as almofadas, pensando nas cores dos estofados e no conforto dos tecidos.



As vantagens dos móveis de concreto: praticidade, durabilidade e preço reduzido, já que o custo poderá ser embutido na obra. O concreto possui um acabamento natural e rústico, coma textura e a cor natural do cimento

Você pode planejar o que quiser com este material, em todos os ambientes da casa e área externa : a criação de  camas, balcões, armários, estantes,  sofás, do tamanho e forma que você e seu arquiteto criarem.











MAIS VISITADAS !!