Cozinhas rústicas


O rústico está em alta, e como já falamos de salas rústicas, lavabos rústicos hoje falarei de cozinhas rústicas.
As cozinhas rústicas podem seguir o estilo de uma casa do campo, caloroso e rural como também se inspirar em modelos moderninhos e elegantes, os moveis de madeira, paredes de tijolos aparentes azulejos ou ladrilhos hidráulicos, irão dar o ar rústico à cozinha. 
Alguns modelos mesclam um rústico com moderninho: tijolos aparentes com acessórios e fogões e geladeiras em aço, vigas aparentes e luminárias modernas




Se optar por um estilo rústico moderno pode-se envernizar a madeira e variar com moveis brancos, decorar com louças de porcelana e lamparinas, lanternas, panelas suspensas em acessórios em aço.
Para os que preferem ambientes rústicos mais tradicionais, os móveis devem ter tratamento mais antigo, como os de madeira de demolição, cadeiras de metal e azulejos na parede. 



Os materiais naturais são muito usados, os protagonistas. Mas há outros materiais que poderemos utilizar:  pedra natural, o ferro forjado e o barro. Para revestimentos de cadeiras escolha os tecidos como o linho ou o algodão. Cores claras ou xadrez em diversos modelos. Os tons naturais e terrosos são os mais escolhidos:  bege, areia, terra , por exemplo.
Estes tons naturais poderão ser contrastados com  tons  mais fortes como verdes ou azuis . 


O estilo rústico fica muito bem quando utilizados os móveis reciclados, como na foto abaixo, Caixotes, palets, armações de ferro etc.



O estilo rústico normalmente utiliza poucas cores, por exemplo, até duas cores de base e uma única cor de contraste. 
No mobiliário a madeira será sempre a escolhida.  A mesa, banquetas,  cadeiras, os armários, todas as portas e as janelas, remetendo ao ar campestre e bem natural.
Os acessórios da cozinha rústica são imprescindíveis,  têm uma importância vital: os acessórios antigos como balanças, jarras, tonéis, panelas de cobre, barro, latas etc.



A madeira pode, também, contrastar bem com cores fortes e saturadas: amarelo, azul, vermelho, claro que sempre bem dosadas e em harmonia com acessórios, eletrodomésticos etc.


Uma outra opção para as paredes são os tijolinhos aparentes envernizados. Para o piso pode-se pensar em ladrilhos ou cerâmicas rústicas e os móveis devem ser escolhidos sem exagero, porém tendendo para o lado rústico, com toque de madeira antiga. Caixas e centros de mesa com frutas e legumes, prateleiras com vasos e jarros de barro, também podem compor o estilo.



Vamos dar uma olhada em mais algumas fotos de decoração de cozinhas rústicas.





















MAIS VISITADAS !!