Telhados orgânicos




Populares em Países Escandinavos e Alemanha, os telhados verdes ou telhados orgânicos, estão conquistando o Brasil, em virtude da necessidade de gerar alternativas para a forte urbanização, melhora do clima, circulação de ar, redução de energia e diminuição da temperatura; diminuindo a utilização de ar condicionado. Pode diminuir até 14 graus na temperatura.



Diminuem os efeitos das "ilhas de calor", umidificação do ar, filtragem de partículas tóxicas do ar e absorvem a poluição sonora.



Os telhados verdes podem reter até 70% das águas da chuva prevenindo as enchentes. 

Estudos demonstram que para uma cobertura verde  de 100m2, cerca de 1500 litros de água de chuva deixam de ser enviados para a rede pública. Se calcularmos para uma grande cidade, como São Paulo, a redução será muito significativa e efetiva.



Os telhados verdes reduzem também os efeitos danosos dos raios ultravioletas, os extremos de temperatura e os efeitos do vento, vez que nesses telhados.a temperatura não passa de 25º C contra 60º C dos telhados convencionais.






Tipos de telhados verdes: intensivos são de maior manutenção, com raízes e plantas maiores, sustentam os arbustos, árvores, caminhos de pedras, bancos um verdadeiro projeto paisagístico, são planos. São para o lazer e recreação.



Os extensivos são os de baixa manutenção, raízes e plantas menores, geralmente inclinados. Não são para o lazer, não são acessíveis. Como nos telhados, por exemplo.






Curiosidades: O telhado verde mais famoso dos EUA é o do City Hall de Chicago que combina os sistemas intensivos, extensivos e intermediários e os mais antigos e bem  conhecidos do mundo são os famosos Jardins Suspensos da Babilônia. 



MAIS VISITADAS !!