Guarda-Corpo


Um dos itens mais importantes na hora de completar a decoração de interiores, no caso, em questão.



Dependendo do estilo usado na decoração o guarda-corpo pode ser de açõ galvanizado, madeira, acrílico, madeira, ferro ou concreto. 
Item importantíssimo de segurança, deve ser projetado com cautela. Com base em normas italianas e francesas, existe uma norma da ABNT, 14718 na qual estão descritos parâmetros e todas as medidas para o projeto correto e seguro do guarda-corpo.



Condições de segurança estrutural     Fonte: ABNT, piniweb.

A norma técnica define as condições de segurança estrutural às quais o guarda-corpo deve atender como, por exemplo: esforço estático horizontal; esforço estático vertical e resistência ao impacto de corpo semi-rígido. Tais condições devem ser suportadas pela estrutura do guarda-corpo, qualquer que seja seu tipo - gradil ou com vidro -, e quaisquer que sejam os materiais que o constituem : metal, polímero, concreto, etc. 



Quanto às características de desenho do guarda-corpo, a norma considera as limitações que podem comprometer a segurança dos usuários, como distância máxima de 11 cm entre perfis para guarda-corpos do tipo gradil - condição que impede a queda de animais ou crianças pelo vão. A altura mínima de 1,10 m, entre o piso acabado e a parte superior do peitoril, evita a escalada por crianças. Componentes horizontais (travessas) que possam ser usados como degrau não serão aceitos. O arquiteto terá que projetar o guarda-corpo de tal forma que internamente, um perfil horizontal, uma barra, um enfeite, jamais possa servir de degrau.



A norma técnica obriga que o parapeito tenha uma seção transversal arredondada, independentemente de sua espessura, de forma a evitar que uma pessoa possa nele se sentar ou colocar objetos em sua superfície, como cinzeiro, copos ou vasos. Uma rajada de vento pode derrubar esses objetos causando ferimentos ou, até mesmo, a morte de transeuntes. 



Para garantir proteção adequada ao alumínio, o tratamento por anodização dos perfis terá que ser de, no mínimo, classe A18, o equivalente a camada de 16 a 20 micrometros. No caso das regiões marítimas ou industriais, de alta agressividade, a norma vai exigir a classe A23. No caso de perfis de aço ou de componentes metálicos ferrosos, deve haver proteção por camada de zinco com espessura mínima de 69 micrometros, conforme NBR 6323.



No caso de guarda-corpo constituído por vidro, esse último deverá obedecer à NBR 7199, quanto às dimensões e características. 

Norma técnica

Projetos de arquitetura que incluírem varandas com guarda-corpos deverão obedecer à NBR 14718, que acaba de ser publicada pela ABNT. Sua função é conferir segurança ao usuário, principalmente às crianças, e se restringe às edificações residenciais e comerciais. Baseado em metodologias francesa, italiana e japonesa, o texto da norma técnica define as condições de segurança estrutural às quais o guarda-corpo deve atender como, por exemplo: esforço estático horizontal; esforço estático vertical e resistência ao impacto de corpo semi-rígido.



Projetos de arquitetura que incluírem varandas com guarda-corpos deverão obedecer à NBR 14718.





Projetos de arquitetura que incluírem varandas com guarda-corpos deverão obedecer à NBR 14718.

MAIS VISITADAS !!