Vazamentos: vamos prevenir

Você sabia que um buraco de 2 milímetros desperdiça quase 3 litros de água em um dia? 



A quantidade de água permanece a mesma desde a formação do planeta. Ela apenas se recicla. Apenas 2,5% da água no mundo é doce e 2% está congelada nos pólos. 

Sobra 0,5% para o consumo. Com o aquecimento global as secas e cheias ficarão cada vez mais frequentes e intensas, inclusive no Brasil. É preciso mudar os hábitos para reduzir nosso impacto sobre o planeta.



No Brasil, de cada dez litros de água tratada, quase quatro se perdem por vazamentos e fraudes.

Essa água desaparece antes mesmo de chegar até as casas e indústrias. Esse índice é alto, se comparado a outros países.

De toda a água tratada no Brasil, 40% nunca chegaram a seu destino. Em 17 das 100 maiores cidades do Brasil, esse índice alcança 60%. São Paulo é o estado em melhor situação a perda é apenas de 26%.

canos rompidos, ou furados são os principais responsáveis ´por essa perda. quanto maior a rede de distribuição, maior o desafio de encontrar esses pontos.


Outra causa desta perda são os "gatos", as ligações clandestinas que desviam água.

Avise a companhia de abastecimento de água e exija o conserto de vazamentos na rua. 

Se sua conta de água subir, sem justificativa, procure por vazamentos em casa, se estiver tudo certo, suspeite de "gato".

Uma dica extremamente importante é : não abra poços sem consultar um especialista, poços clandestinos podem causar contaminação das águas subterrâneas.

Vazamento de água aumentam bastante a conta de água, além de desperdiçar, e muito, um elemento essencial em nossas vidas e a do planeta. 
Fonte: Cartilha Planeta Sustentável


Vamos ver dicas de especialistas do fórum da construção.
Se há suspeita de vazamento de água, um aumento na conta de água, o  vazamento pode estar nos hidrômetros, caixa d´água, canos da rede externa ou interna, os reservatórios subterrâneos ou nas próprias louças.





Procedimento para detecção de vazamentos na área interna

Feche bem todas as torneiras da casa,  deixe todos os registros abertos, desligue máquinas de lavar roupa, louça enfim todos os aparelhos que usam de água. Anote o número que aparece no hidrômetro, deixe assim uma hora e depois verifique novamente o hidrômetro. Caso o ponteiro se movimentou, há então vazamento. 

Para verificar  vazamento na rede da distribuidora

Feche os registros de parede e abra uma torneira que seja alimentada diretamente pela rede da distribuidora (de tanque, jardim), abra e espere a água parar de sair. Coloque imediatamente um copo cheio de água na boca da torneira. Caso haja sucção, o problema é no encanamento que liga com a rede externa. 

Feche todas as torneiras de casa e não use nada. Feche a torneira de boia da caixa d´água, impedindo a entrada de água. Marque na própria caixa o nível da água. Aguarde uma hora e verifique se o nível abaixou. Se sim, há vazamento nos canos alimentados pela caixa d água. As torneiras estarem vazando, quando mesmo após fechadas elas continuam pingando. Nos vasos sanitários, você pode jogar cinzas e se elas se movimentarem há vazamentos. 

MAIS VISITADAS !!