Pastilhas de vidro: aprenda decorar e colocá-las



Pastilhas de vidro são um material sofisticado e resistente, porém a sua aplicação exige alguns cuidados. 











As pastilhas de vidro, em geral, são coladas em placas de aproximadamente 30x30 cm, uma espécie de cartela. Ali elas conservam perfeitamente o espaço que deve ser conservado entre uma pastilha e outra na hora da instalação.






Quando estas pastilhas descolam, o que deve ser feito é aplicar a cartela com as pastilhas que permaneceram grudadas e depois pegar as que descolaram e com argamassa aplica-las no lugar onde está faltando. Porém, para conservar o acabamento perfeito é necessário ter bastante cuidado na hora de encaixar os quadradinhos restantes. Deixe-os sempre alinhados e conservando o mesmo espaço de separação em relação as outras pastilhas.



Também é importante escolher com cuidado a argamassa utilizada no assentamento da pastilha. As pastilhas de vidro tendem a ter uma certa transparência. Por este motivo, a argamassa deve ser sempre branca, ou as cores da pastilha devem sofrer alterações indesejáveis. 



O resultado pode ser um tom sem uniformidade e mais esverdeado que o desejado.



Além da argamassa, existe o rejunte certo para aplicar em pastilhas. As vezes profissionais com pouca experiência e com o desejo de diminuir os custos da obra acabam usando materiais comuns.



E como compor um ambiente com as pastilhas? Preferencialmente, utilizá-las de forma que se destaquem em locais pontuais do ambiente, como painéis na cozinha, banheiro, ou copa. É preciso cuidado para que pastilhas coloridas estejam junto a um mobiliário mais neutro, já as de cor única combinam bem com móveis de mesmo tom, ou parecido. Também fica muito bonita aplicada em piscinas e áreas de lazer.



Aqui estão algumas dicas, do site pastilhadevidro.com.br para ajudar você na colocação das pastilhas:

Aplique na superfície uma quantidade de argamassa não maior que 2 m2 com uma desempenadeira dentada.



Coloque as placas de pastilhas alinhadas e aprumadas sobre a argamassa. Bata com a desempenadeira de borracha sobre o revestimento para uma perfeita aderência e regularização da superfície.

Retire o papel que recobre as placas de pastilhas com uma trincha úmida. Retire os excessos de argamassa com a espátula.

Aguarde 24 horas para secar a argamassa de assentamento.



Não se esqueça de que a superfície na qual serão assentadas as pastilhas deve estar limpa, estável e com emboço desempenado com desempenadeira de espuma.



Utilize a mesma argamassa para o rejuntamento e o assentamento para não ocorrer diferenças no resultado da obra.

Use uma argamassa de base de cimento para locais secos. Já em áreas molhadas, prefira uma argamassa de base acrílica com aditivos anti-fungos, anti-algas e impermeabilizantes.



Para retirar o excesso de rejunte, use uma esponja macia e água. Após total secagem do rejuntamento, lave com água e sabão. Texto: pastilhasdevidro.com.br

MAIS VISITADAS !!