Porcelana Vista Alegre

Porcelana Vista Alegre


Com características portuguesas de fauna, flora e paisagens, vamos ver a seguir a historia de uma das porcelanas mais lindas do mundo que só no ano passado, 2013, produziu mais de 15 milhões de itens . 

A 80 km do Porto a centenária fábrica se renova, Vista Alegre .

A empresa, pela sua história e tradição, mantém-se a mais emblemática das onze unidades industriais que compõem o grupo, produzindo cerca de 10 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica.

 Vista Alegre foi fundada por José Ferreira Pinto Basto, que daria início a uma família de empresários que se mantém relevante na actualidade. Até o fim do século XVIII, Portugal não possuía nenhuma indústria que fabricasse porcelana, sendo o maior importador dessa material da China.

Influenciado pelo sucesso da fábrica de vidro da Marinha Grande, Pinto Basto decidiu criar uma fábrica de porcelanas, vidro e processos químicos. Começou por adquirir, em 1815, a Quinta da Ermida, um belo sítio perto da vila de Ílhavo e à beira da ria de Aveiro, região rica em combustíveis, barro, areias brancas e finas e seixos cristalizados, elementos fundamentais para vidros e porcelanas. Pouco depois, comprou terrenos vizinhos, num total de quarenta hectares, e lançou-se no seu projeto.

O alvará que autorizou o funcionamento da Fábrica da Vista Alegre foi concedido em 1824, pelo rei D. João VI, nasceu ao redor da bela igreja Nossa Senhora de Penha de França, em 1693.

Vista Alegre by Christian Lacroix

Em maio de 2001, deu-se a fusão da Vista Alegre com o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de utensílios de mesa e sexto maior do mundo nesse sector: o Grupo Vista Alegre Atlantis, que atua em diversas áreas. Em 2002 foi concluído um processo de reengenharia industrial, que permitiu aumentar a capacidade e volume de produção.

A 19 de Janeiro de 2009, o Grupo Visabeira lança uma OPA à Vista Alegre e adquite o controlo total da marca.

A porcelana Vista Alegre se renova com desenhos de Christian Lacroix (nascido em 1951 em Arles, França, Christian Lacroix foi um dos estilistas mais influentes da moda na segunda metade da década de 80 do século XX que em 2009, saiu do mundo da moda). 

Com suas borboletas coloridas, características de Christian Lacroix, Sacha Walckhof, que foi braço direito de Lacroix e é o diretor criativo da marca, e Vista Alegre elaboram verdadeiras obras de arte e este contrato segue durante cinco anos.. 

Vista Alegre by Christian Lacroix


A Butterfly Parade é uma das quatro estampas assinadas por ele para a marca portuguesa. Uma peça pode demorar meses para ser pintada.

Fontes: Wikipedia e Revista Veja Luxo. Imagens: Google imagens

MAIS VISITADAS !!