Plantas de inverno: cuidados

O Brasil é uma país grande com regiões bem diversificadas com relação ao clima e temperatura.

amor-perfeito


E no inverno é que devemos preparar as plantas e o solo, para a primavera a próxima estação. 

O inverno é um período de baixa manutenção. No nordeste, com a época da chuvas, as plantas dispensam maiores cuidados, pois ficam até mais bonitas. Adubações continuam sendo bem vindas nestas condições. 
O inverno é um período de baixa manutenção, mas que exige alguns cuidados, para que as plantas atravessem o inverno com vitalidade.



Cada planta tem um tipo de rega, por exemplo, os cactos é apenas uma vez por semana e pouca coisa. 

Já as orquídeas é preciso regar todos os dias.

Flores, a rega deve ser feita somente no caule e na terra. Não molhe a flor, as pétalas, para não dar fungos.

boca-de-leão
E as gramas. O ideal é não é molhá-las durante o inverno. Não recomenda-se a rega. É preciso fazer uma boa cobertura de terra, assim ela se mantém bonita até setembro.

Flores boca-de-leão e a amor-perfeito são ideais para os dias com excesso de frio, mas que não dispensam os cuidados indicados a todas as outras espécies.

Independentemente do clima e da região do país, é importante corrigir o solo duas vezes por ano, especialmente antes da chegada do inverno,  adubando-o para que as plantas estejam fortalecidas.








A begônia, flor perene, ou seja, possui um ciclo de vida permanente, é outra espécie indicada para o inverno.


Durante as geadas, frequentes na região Sul do Brasil, o importante é evitar o contato direto das plantas com o gelo. A adubação auxilia para que cheguem perfeitas à primavera.

begônias



Muitas vezes não é necessário regar todos os dias, pois no inverno os dias são mais úmidos.

As coníferas (pinheiros e ciprestes), as hortênsias e kalanchoe,  são resistentes ao frio. Outras, como as plantas tropicais, hortaliças e árvores frutíferas podem exigir alguma manutenção, mas nada que se compare às outras estações. 

Dicas para manter seu jardim sempre lindo. 


Hortênsias


As Podas dos arbustos e das árvores.

Em locais frios, muitas espécies de plantas cessam seu crescimento vegetativo, entram em dormência até a primavera. Entre estas espécies, encontram-se muitos arbustos e árvores, que necessitam de podas de limpeza e formação nesta época. 

O ideal é remover os  galhos secos, malformados ou os  doentes. Geralmente as plantas originárias de clima temperado e as plantas que perdem as folhas no inverno. Não faça podas em plantas que estão em flor ou com botões, pois estas não estão em dormência, apesar de estarem no inverno.


Preparação e adubação do solo

Nas plantas, no inverno, estão em repouso, evite as adubações químicas. Desta forma o período é ideal para a correção do solo, com calcário dolomítico. Pode-se usar a farinha de ossos e o esterco curtido, como adubos, nos canteiros e vasos de flores como nas roseiras, petúnias, begônias e amores-perfeitos. 

Cubra os canteiros servirá para esta função, serragem, casca de pinus, folhas secas, aparas de grama, irá repor a matéria orgânica além de proteger as plantas.





As plantas tropicais são muito sensíveis às geadas e temperaturas baixas, e devem ser protegidas durante a noite com mantas bidim, lonas, plásticos. Este cuidado serve para as hortaliças, flores e forrações.

Combatendo as pragas e doenças nas plantas.

Apesar da proliferação de fungos ser reduzida durante o inverno,  deve-se evitar a infestação por estas pragas e doenças, enquanto as plantas estão mais sensíveis. Retire os  galhos secos, flores, frutos e folhas caídos. 

Faça pulverizações preventivas, com fungicidas a base de cobre, como a calda bordalesa, pelo menos todo mês.


kalanchoe


Irrigação. 

No inverno as regas são reduzidas. Deve-se irrigar apenas o substrato apresentar-se seco. 

Outro cuidado importante é regar as plantas pela manhã, por dois motivos: A rega à tarde e à noite faz com que a terra permaneça muito tempo úmida, favorecendo pragas e doenças. Outra razão importante para regar pela manhã, é que, caso tenha ocorrido alguma geada à noite, você tem a chance de derreter o gelo antes do sol, evitando assim as típicas queimaduras nas folhas.

MAIS VISITADAS !!