Sustentabilidade: a urgência em economizarmos água


Planeta Água


Os níveis do sistema Cantareira, em São paulo, continua baixando. Estamos hoje, 12 de março,  em 12% do volume. Não temos previsões de chuvas muito fortes e de acordo com a previsão de especialistas, este ano não choverá mais o necessário para regularizar a situação do sistema Cantareira. Apesar dos pedidos para economizar água e pela falta de cooperação de pessoas mal orientadas e sem compromisso com o meio ambiente e com si mesmo, nossa situação só se agrava.

O Governador de São Paulo, Geraldo Alkimin,  já deu ínicio às obras de bombeamento para recuperar  e distribuir as águas do volume morto de água da Cantareira, com previsão de entrar em operação nos mêses de junho ou julho. O Ministério Público de São Paulo entrou com um pedido de verificação da qualidade dessa água, uma vez que pode estar contaminada com substâncias tóxicas.

Para sua informação: a água destinada à ingestão deve ter a qualidade estabelecida na portaria, 518/2004 do Ministério da Saúde; para produção de fármacos resolução Conama 214  ; para utilização em caldeiras e equipamentos e utilização de águas superficiais, resolução Conama 357/2005.
Devido à gravidade da nossa situação, vamos continuar falando em economia de água, orientando as pessoas, esta é a única forma de economia, uso racional. 

Conama: Conselho Nacional do Meio Ambiente. ( http://www.mma.gov.br/port/conama )



Vamos começar, hoje,  pelo banheiro de casa. O lugar que se gasta muita água.



Chuveiros Elétricos



No nosso país não há normas que disciplinem e fiscalizem as vazões dos chuveiros elétricos, por isso temos de todos os tipos e vazões. Há empresas que oferecem verdadeiras duchas com "muuuita" água  no seu banho sem a menor fiscalização e controle. E ainda se gabam por isso !!!

Um chuveiro elétrico com redutor de pressão pode diminuir em até 400% a vazão durante um banho de 10 minutos. Se a ducha não puder ser substituída por um chuveiro, sugere-se a instalação de um restritor de vazão constante encontrado em versões de 8, 14 e 16 litros por minuto a serem usados em chuveiros com vazões superiores a 10 m.c.a.

Vasos Sanitários


Não utilize vasos como lixeiras !!


O mercado, hoje, disponibiliza válvulas de descarga de duplo fluxo que possuem dois botões
de acionamento: um que dispara um fluxo de 3 litros para a descarga de efluentes líquidos e o outro com uma vazão de 6 litros para descarga de efluentes sólidos.

No Brasil, toda bacia sanitária fabricada a partir de 2002 é projetada para uma vazão de até 07 litros por descarga.Ocorre que as bacias mais antigas as vazões podem chegar a 18 ou 20 litros por descarga em alguns modelos. 

A bacia com caixa acoplada economiza muita água e se for das antigas pode se substituir o dispositivo de nível de água, diminuindo a vazão.


Torneiras



As indicadas são as com fechamento automático ou as temporizadas, com sensores.

Em todos os casos acima é imprescindível que se verifique se há vazamentos, gotejamentos etc.

Um gotejamento constante na torneira, durante um dia inteiro, gastará 50 litros de água limpa.

Portanto vamos fazer revisões periódocas em nossos equipamentos e instalações. Bom para economia da conta e bom para todos os consumidores.

Vejam nossos outros post sobre racionamento de água

MAIS VISITADAS !!