BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Iluminando corretamente ambientes

Para iluminar ....



Na  decoração de interiores, a iluminação é a parte de maior impacto, por isso considera-se a parte mais importante. 

Uma boa iluminação consegue criar ambientes aconchegantes, elegantes, divertidos etc. 

Você criará várias atmosferas em um único ambiente.

Opte sempre por ter tipos diferentes de focos de luz, como por exemplo um lustre principal no centro da sala, luzes auxiliares ao lado do sofá, um pendente sobre a mesa de jantar, uma luminária de pé em um canto de leitura e se possível uma luz ao lado da TV para que a luz direta da TV não incomode seus olhos.

Muito prático será poder acender cada tipo de luz em um momento específico.

A utilização de todas juntas ficaria somente para eventos maiores como festas onde você orgulhoso de seu lar poderá mostrar todos os detalhes de uma só vez.
Entradas, Corredores e Escadas

Quando os convidados chegam, você deseja que a primeira impressão seja convidativa. Apenas mudando as lâmpadas em sua entrada, você pode criar uma atmosfera tão aconchegante quanto seu acolhimento.



Corredores e escadas devem ser iluminados tendo em mente tanto o aspecto decorativo como o de segurança. Aumentando os níveis de iluminação nos degraus torna-se mais seguro o ato de subir ou descer as escadas, onde muitos acidentes domésticos acontecem.
Substituindo a lâmpada incandescente comum no topo de sua escada por qualquer uma das variadas lâmpadas refletoras, estas proporcionarão uma generosa iluminação nos degraus, tornando mais fácil ver cada passo.
Freqüentemente, os corredores inadequadamente iluminados podem ser tornar mais brilhantes e mais convidativos simplesmente trocando a lâmpada por outra que proporcione mais luz por watt.



“Night-lights” são modos rápidos e fáceis para tornar os corredores seguros tanto para os jovens como para os mais velhos.
Se sua entrada for adjacente à sala de estar ou de jantar, assegure-se que a iluminação é de intensidade semelhante, de modo que os ambientes se misturem como se fossem um só. É um modo simples de aumentar o tamanho de sua entrada e atrair os convidados para dentro dos outros ambientes de sua casa.



 Salas de Estar

Elegante ou informal, você pode decorar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente relaxado usando diversos estilos de iluminação.

Lustres cintilantes, luminárias pendentes ou “downlights” – qualquer que seja o estilo de sua luminária – o foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa.



Contudo, o seu esquema de iluminação deve iluminar a sala inteira, acentuando sua exclusiva personalidade.

Abajures de mesa e piso são excelentes fontes para iluminação de ambientes.

Quando você usa incandescentes com sua luz suave e agradável, sua sala de estar pode ser melhorada com o uso de fontes de luz mais suaves e brilhantes.




Use lâmpadas que forneçam luz suficiente e suave próximas dos seus locais favoritos de leitura, de modo a ter a iluminação adequada ao ler um bom livro.

A iluminação de destaque, a qual é ideal para pinturas, esculturas, etc., é melhor obtida com projetores e iluminação dirigida.

Muitas opções estão disponíveis desde as lâmpadas refletoras comuns até as lâmpadas PAR20, MR16 ou halógenas tipo palito, que proporcionam luz branca e brilhante, destacando as cores.

Nos ventiladores de teto são recomendáveis as lâmpadas Ventilux, com filamento reforçado para resistir à vibração.


Lâmpadas decorativas com forma de vela irão trazer um estilo romântico de luz de vela em candelabros tradicionais na parede.

 Salas de Jantar

Lâmpadas decorativas em forma de vela ou claras proporcionam brilho ao candelabro de sua sala de jantar.
Mantendo-as ligeiramente “dimerizadas”, usando um “dimmer” de parede, se produz um elegante toque de luz que agrada fácil aos olhos.



Iluminação suplementar de luminárias de parede, piso ou teto devem ter temperatura de cor “mornas” e destacando a comida e os convidados.
Lâmpadas com bulbo branco de todos os tipos eliminam as sombras marcantes e o ofuscamento.

Os interiores contemporâneos atuais freqüentemente usam iluminação halógena em luminárias pendentes sobre a mesa. Estas fontes luminosas fazem as porcelanas e as pratarias brilharem e aumentam o seu apetite.

O “buffet” pode ser iluminado com refletores no teto com uma seleção de tradicionais lâmpadas incandescentes ou iluminação halógena.

 Cozinhas



Preparando os alimentos, cozinhando ou jantando – sua cozinha provavelmente é o ambiente mais ativo em sua casa.

Alguns estilos de iluminação proporcionarão a você um alto nível de luz para toda a cozinha, até mesmo dentro dos gabinetes e gavetas.

Outros, como luminárias debaixo dos gabinetes, distribuirão uma luz brilhante e sem sombras sobre as áreas de trabalho.

Lâmpadas fluorescentes com índices de reprodução de cores mais elevados criam a iluminação geral ideal na cozinha.

Sejam no teto ou debaixo dos gabinetes, elas reproduzem as cores que destacam a aparência dos alimentos e os tons de pele.
Elas estão disponíveis em estilos lineares e circulares.

Um modo fácil para acrescentar luz às áreas de trabalho é a colocação de fluorescentes sob os gabinetes.
Você pode até mesmo ter um jardim de especiarias em sua cozinha iluminado pelas fluorescentes colocadas sob os gabinetes.

Luminárias de teto embutidas estão se tornando rapidamente populares, como uma alternativa para iluminação fluorescente, para dar um visual moderno na cozinha.



Use lâmpadas refletoras projetadas para este tipo de luminária, ao invés das lâmpadas incandescentes comuns.

Escritórios Domésticos e Áreas de Serviço

Estas são áreas onde os olhos possuem trabalho intenso.

Uma boa regra é ter cerca de três vezes mais luz nas superfícies de trabalho do que no resto do cômodo.

Para abajures de piso ou mesa de leitura, existem lâmpadas que proporcionarão uma generosa quantidade de luz sobre uma escrivaninha ou área de trabalho.



Onde se utiliza um computador, as lâmpadas com acabamento branco produzem um nível de iluminação geral com reduzido ofuscamento que não competirá com as imagens em sua tela.

Superfícies de trabalho para passatempos e artes são locais ideais para as novas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.

A iluminação geral, proporcionada por luminárias embutidas no teto, pode ser melhorada com uma variedade de lâmpadas halógenas.

Estas lâmpadas proporcionam uma luz branca e brilhante e estão disponíveis tanto na forma de lâmpadas refletoras como tipo palito.

Muitas vezes uma lanterna é necessária para uma iluminação de emergência, devido a uma pane na energia elétrica. Para sua conveniência e segurança mantenha uma lanterna em várias áreas de sua casa e assegure-se que elas estão carregadas com pilhas. Ou com suas baterias carregadas.

Quartos

Decorar seus quartos com os estilos modernos de iluminação é um dos modos mais fáceis de torná-los mais atraentes e confortáveis.



Para iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto.

A iluminação indireta de luminárias de parede ou teto podem ser usadas para produzir uma luz suave. E para a leitura na cama, existem estilos de iluminação que irão clarear as páginas de qualquer livro.

A iluminação indireta do teto não precisa ser “pobre”. Substitua as lâmpadas fluorescentes comuns pelas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.

Use “dimmers” nas luzes de leitura e você terá o nível de luz ajustado ao seu conforto visual.

Além disto, com o uso de lâmpadas brancas você terá uma iluminação suave e sem ofuscamento.


Para segurança à noite no quarto das crianças, adicione um pouco de diversão com a instalação de “night-lights” que possuem os personagens dos desenhos animados favoritos delas.

Nos quartos das crianças use adequados recursos de proteção nos abajures de mesa ou nas luminárias que ficam próximas às áreas usadas pelas crianças para jogos e bricadeiras

 Banheiros

Os banheiros atuais são muito mais elegantes e luxuosos do que os do passado. Do contemporâneo até o tradicional, a iluminação certa deve destacar o visual que você deseja obter em seu banheiro – e destacar o seu visual pessoal ao mesmo tempo.

Qualquer que seja o seu estilo, a iluminação do banheiro deve ser suave e agradável, luminosa o suficiente para maquiagem, fazer a barba ou depilação, ou pentear os seus cabelos.



Para iluminar discretamente todo o ambiente tente lâmpadas refletoras de pequena potência em luminárias no teto ou fluorescentes com elevados índices de reprodução de cor para destacar os tons de pele .






Ao cuidar de sua beleza, lâmpadas fluorescentes de cada lado do espelho ou lâmpadas globulares sobre o espelho irão espalhar uma luz intensa e sem sombras sobre o seu rosto.



Se seu banheiro tiver um teto alto com um trilho de iluminação ou luminárias embutidas, as lâmpadas refletoras halógenas irão produzir uma luz branca e brilhante que proporcionará mais luz no ambiente, não permitindo a perda de luz dentro da luminária.

“Night-lights” são adições sábias para o plano de iluminação de seu banheiro, melhorando a segurança para todas as idades.
/////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

Iluminação Externa





Segurança e destaque são as funções de uma iluminação externa. A iluminação externa eficiente adiciona valor à sua casa e mostra aos vizinhos o seu cuidado.

Para destacar a paisagem e aumentar a beleza de sua casa, distribua a luz através dos caminhos, arbustos e passagens.
Durante os períodos de festas, adicione um visual festivo à sua casa com cordões de lâmpadas, juntamente com lâmpadas projetoras coloridas.

Para a maior segurança, é crítico iluminar todos os lados de sua casa e arbustos que possam abrigar os assaltantes.



A maior parte da iluminação externa é obtida com lâmpadas projetoras.

As lâmpadas halógenas são especialmente eficientes devido a sua luz brilhante e longa vida.

As lâmpadas refletoras halógenas, para uso interno ou externo, são excelentes para destacar as características arquitetônicas e de paisagem.

Para áreas sombreadas pela garagem ou pela lateral da casa, as lâmpadas refletoras halógenas com sensores de luz de alta tecnologia irão colocar luz onde você deseja, acendendo-a ao entardecer e apagando-a ao amanhecer.

As lâmpadas projetoras lançarão um facho de luz em cima dos caminhos e jardins.



Para luminárias de difícil acessso escolha lâmpadas de vida mais longa.

Para iluminação externa, procure lâmpadas com base de latão resistente a corrosão, para tornar mais fácil a troca de lâmpadas.

Use lâmpadas que não atraem insetos próximas de varandas e pátios para o conforto das pessoas em noites de verão. Alguns insetos não são atraidos pela luz amarela produzida por estas lâmpadas. 
GE lâmpadas