Decoração com Tapetes e Carpetes

TAPETES E CARPETES  DECORANDO DA SUA CASA





Em muitas casas, do norte ao sul do país, é possível ver um tapete ou carpete cuidadosamente inserido na decoração da casa. Bonitos e charmosos, eles sempre tiveram espaço nas casas e escritórios, pois são ótimas opções para deixar um ambiente ainda mais acolhedor.







De cinco anos para cá, eles voltaram com tudo, principalmente os sintéticos e de fibras naturais. Fabricados em novos materiais, cores e tamanhos, cada vez deixam mais para trás a imagem de peças exclusivamente clássicas e, aos poucos, tornam-se mais acessíveis aos bolsos.
O Carpete de lã, que envolve toda a área




Atualmente, existem mais de 150 tipos, divididos principalmente entre contemporâneos – podendo ser de fibras naturais ou sintéticas –, persas e orientais. Em cada classificação ainda há uma vasta lista de modelos.




É importante ainda saber a diferença entre eles: o carpete é fixado no rodapé e abrange toda a extensão da casa enquanto o tapete apresenta-se em diversos tamanhos e pode ser inserido embaixo de uma mesa, por exemplo, para incrementar decoração.




Os famosos tapetes persas são confeccionados, em sua maioria, com lã. Podem também utilizar seda, além de pelos de cabra e de camelo e fios de algodão. São extremamente duráveis, com preços que podem variar entre R$ 100 a R$ 2 mil o metro quadrado. Não desbotam, mas pedem cuidados especiais, como limpeza com escovas macias.

 Tapete sintético decorando o ambiente
Os tapetes sintéticos são os mais procurados, por terem preço variado – mais em conta também – e uma gama maior de cores, relevos e formatos. Com tantas opções, é importante ficar atento a algumas dicas para fazer a melhor compra.


Se o objetivo é deixar o ambiente maior, deve-se optar por tapetes na mesma tonalidade dos móveis. Agora, se o destaque recair sobre a decoração, o ideal é usar peças claras.

Hoje em dia, já está disponível no mercado o primeiro carpete em placa com base em PVC.
Este produto é a melhor opção para pisos elevados, mudanças de layout em ambientes de escritórios, facilidades de manutenção e é indicado para ambientes de grande circulação.
Carpete em placa nacional para pisos elevados (50 X 50 cm) várias opções de cores e modelos.

Com uma superfície que não arranha ou lasca, o carpete de nylon é um revestimento prático, de fácil instalação, resistente e durável. São ideais para áreas muito movimentadas e podem adquirir tingimentos diferenciados (brilhantes ou semi-foscos).




Cuidado com as alergias

Outro fator a ser levado em conta na hora de planejar a compra desses itens de decoração é a saúde. “A poeira domiciliar é o principal fator desencadeante de rinite alérgica e até mesmo de asma”, alerta a médica Fátima Regina Abreu Alves, presidente da Sociedade Paulista de Otorrinolaringologia.

Não que seja “proibido” ter tapetes e carpetes em casa, caso você ou alguém tenha problemas respiratórios. A médica relembra que, nesses casos, é preciso uma higiene ambiental diária, de preferência com um bom aspirador de pó. “Deve-se também enviar o tapete para lavanderias específicas e submeter o carpete a uma lavagem especial, pelo menos a cada seis meses.”  Com os cuidados e as dicas em dia, você pode ter um ambiente aconchegante e livre das alergias.

 Veja também outros posts sobre tapetes persas e tapetes brasileiros

http://decoracaodeinterioresepaisagismo.blogspot.com.br/2013/12/tapetes-persa.html

MAIS VISITADAS !!