Reformas: sem dores de cabeça !!

Em sequência a outros posts publicados, sobre as reformas, vamos ver a seguir as principais causas e como evitar as dores de cabeça durante a reforma de sua casa . 



1) Falta de planejamento – Este é o principal problema em uma reforma, já que a falta de planejamento acaba gerando consequências que podem ser graves.
Para não haver surpresas durante a obra, o projeto, orçamento e cronograma devem ser estabelecidos previamente.

Ao fazer uma reforma, é preciso um planejamento financeiro, além de organizar uma lista dos materiais que deverão ser adquiridos.

2) Ausência de profissionais – Um dos erros mais comuns é reformar a própria residência sem contratar um profissional do segmento.

O auxílio de um especialista como arquiteto ou engenheiro poderá ajudar a prever determinados problemas que podem ocorrer no meio do caminho.

Quando se começa a quebrar as paredes, é possível que surjam imprevistos, como o aparecimento de uma coluna. Em imóveis antigos, nem sempre elas estão identificadas na planta.

Com a presença de profissionais especializados, a equipe consegue dar prontamente uma solução quando um problema como este acontece.

Com a ajuda de um profissional, evita-se o desperdício. O especialista calcula quanto material a obra irá utilizar, portanto o morador não precisa comprar artigos desnecessários. O especialista consegue também avaliar qual é a ordem dos procedimentos da obra.

3) Compra de materiais – A oferta de materiais de construção é grande no mercado e a falta de conhecimento técnico pode fazer o idealizador da obra comprar gato por lebre.

Algumas pessoas optam por materiais mais barato pensando que estão economizando, ou então compram o mais caro por achar que o preço denuncia uma melhor qualidade. Tanto um quanto o outro podem deixar o comprador no prejuízo. 



4) Referências – Mesmo quem não tem condições financeiras de contratar um arquiteto ou engenheiro não deve se esquecer de medir o espaço disponível da residência.

A dica é que a pessoa vá a um lugar com um banheiro parecido com o de sua casa para medir a profundidade e altura da pia, por exemplo. A distância da porta dos armários também deve ser avaliada para que não atrapalhe a passagem.

É comum as pessoas irem à lojas gigantescas de móveis e escolherem um sofá que fica bom no estabelecimento, mas que não se encaixa no espaço disponível da residência.

5) Entulho – Um dos problemas de não deixar ninguém de confiança supervisionando uma obra é a sujeira que os trabalhadores podem deixar no local.

Em condomínios, se a pessoa que está providenciando a reforma ainda não mora no local e não checa se os empreiteiros deixaram o ambiente limpo, pode ser surpreendida por uma multa pela desordem.
Revista zap

MAIS VISITADAS !!