Iluminação de ambientes


LUMINOTÉCNICA

O segredo da iluminação na decoração e no paisagismo.





Um bom projeto luminotécnico garante grandes mudanças no ambiente como : ressaltar obras de arte, aumentar ou diminuir paredes, criar uma atmosfera aconchegante ou criar um ambiente confortável de estudo e leitura. 

Veremos a seguir algumas dicas de iluminação:




1) WALL WASHING:  significa lavar a parede com luz, pois o feixe de luz "escorre" pela parede como uma "cascata. Muito bom para ressaltar texturas das paredes, como uma parede com canjiquinha. Ou também uma textura mais áspera e colorida, um papel de parede diferente etc.
Normalmente é feito um forro de gesso e instala-se spots no forro. Nos spots são colocadas lâmpadas dicrócas de 50W ou 35W.

Wall washing


2) SANCAS DE GESSO: são as queridinhas de todos os que buscam ambiente e iluminação aconchegantes. Forro de gesso, na sala de estar, normalmente, pois reflete a luz da sanca no teto. Sempre foram usadas as lâmpadas fluorescentes tubulares, existem também as mangueiras de LED, o preferido e mais solicitado dos projetos de iluminação.

Sancas de gesso


 3) UPLIGHT: muito utilizado no paisagismo para ressaltar palmeiras e árvores ou para ressaltar elementos arquitetônicos das casas, como uma coluna com trepadeiras, por exemplo. Utiliza-se as lâmpadas PAR 20 50W, em luminárias no chão,  de alta resistência. Se for refletores pode-se optar por lâmpadas halógenas 500W.

Up light
4) BACKLIGHT: iluminação atrás de um mobiliário. Para iluminação indireta, por exemplo, ficaria atrás da cabeceira da cama. O marceneiro adaptará o móvel para receber esta lâmpadas, que no caso podem ser fluorescentes tubulares de 28W.



Outros posts relacionados à luminotécnica neste blog. Deem uma olhada !!!

MAIS VISITADAS !!