Acessibilidade: idosos

Vamos falar sobre acessibilidade para idosos.
Abaixo segue uma máteria da revista Veja edição 2363 de 5 de março de 2014.




Atentas ao crescimento de idosos no Brasil, as empresas de construção civil oferecem um pacote de soluções e facilidades para os apartamentos em lançamento com alterações que podem ser feitas ainda na planta.

"O envelhecimento da população brasileira está movendo o mercado. Pesquisas mostram que mais de 15% dos compradores são pessoas acima de 60 anos. Ou seja, não é uma fatia relevante", explica Octavio Flores, diretor de negócios da Gafisa. 


Alterar a largura da porta, instalar barras de apoio no banheiro, nivelar o piso de todos os cômodos, e mudar a altura das tomadas são algumas das solicitações possíveis. Em todos os empreendimentos da Tecnisa, que possui um projeto voltada para gerontologia, é feito um estudo de adaptações, inclusive nas áreas comuns.  " Na piscina, por exemplo, as escadas são de alvenaria e os pisos têm acabamento fosco, para impedir que as pessoas escorreguem. Nas áreas comuns, evitamos usar tapetes na decoração e damos preferência a poltronas, com braços de apoio", diz Gisele de Luca, gerente de desenvolvimento de produtos da construtora.




MAIS VISITADAS !!