Mármores e Granitos

Mármore ou Granito ??




Hoje falarei das pedras mais comumente usadas em decoração. Ambos dão um toque de sofisticação, além de serem muito práticos no dia a dia. Porém como estamos falando de pedras, com o tempo também vão precisar de cuidados especiais.

Veremos a seguir ...







1- Mármore

São alguns tipos de mármores:
- Bege Bahia;
- Branco;
- Rosa Bahia;
- Chocolate.

Os mármores são pedras calcárias, carbonato de cálcio e são menos resistentes que os granitos que são rochosos.



O mármore bege é o conhecido, mármorte traventino, não poderá ser usado em locais úmidos, pois ele retém a umidade. Os mármores são muito porosos. 

Os mármores bege, italianos conhecidos como itamarati e crema marfim, poderão ser usados em áreas úmidas como os banheiros, pois são mais resistentes e menos porosos. 




O padrão usado de espessura, para as chapas de mármore, são 2cm x 3 cm.

As lajotes de mármores, nada mais é do que a pedra natural cortada em tamanhos preestabelecidos de 30cm x 30cm ou 40cm x 40 cm.


2- Granito: 



São alguns tipos de granitos:



- Amarelo Florença;

- Amarelo Humaitá;
- Amêndoa;
- Arabesco bege;
- Branco Saara;
- Cinza café;
- Cinza Mauá;
- Coral Guaíba;
- Diamante negro;
- Ocre Itatita  e muito outros. 





Os granitos são pedras rochosas também e são compostos de quartzo, feldspato e mica. Têm um índice de dureza maior que o mármore e são considerados materiais nobres. Podem ser usados em áreas úmidas como:  em lavabos, cozinhas, banheiros e também em halls, salas de estar, salas de jantar etc.

Muito utilizado em áreas comerciais.





Assim como o mármore pode apresentar variações quanto à tonalidade, granulometria e textura.





Seu uso em áreas úmidas, com o tempo, poderá apresentar um certo desgaste e se tornar, o granito, poroso e permeável podendo apresentar algumas manchas escuras ou brancas. O ideal será chamar uma empresa especializada em pedras, que fará um desgaste do granito e em seguida passará um verniz de brilho e conservação e se preciso for, fará o polimento final.












O acabamento do granito pode ser: polidos, flameados, levigados, lixados ou apicoados.São responsáveis pela textura final do material, seja mármore ou granito feitos em diferentes processos. Para escolher, leve em conta não só o aspecto da peça, mas sim, verifique a indicação do fornecedor para o seu uso.



Polido - Liso e brilhante, feito a partir de lustração tanto em mármores como granitos. É escorregadio em contato com a água.



Bruto - Sem nenhum tipo de acabamento, se apresenta com as características naturais. É serrado nas dimensões e espessuras usuais ou sob encomenda.





Flamejado - Feito a base de fogo, dá um aspecto rugoso e ondulado. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm. Por isso, é indicado para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.





Apicoado - Feito a partir de impactos, dá um aspecto poroso e uniforme às pedras. É indicado somente para granitos com espessura igual ou superior a 2,0 cm e para áreas externas devido à propriedades antiderrapantes.



Jateado - É feito a partir de jatos de areia, que dão aspecto opaco às pedras. Usado tanto em mármores e granitos e indicado para áreas externas.



Levigado - Usado tanto em mármores como em granitos, trata-se de um 

acabamento semi-polido, adequado a áreas internas e externas.







Na Prática...



Para escadas internas, o tipo de acabamento mais indicado é o polido, porém serão mais seguras se for feita uma faixa apicoada.



Para escadas em áreas externas, o acabamento apicoado ou flamejado das peças a tornarão mais seguras e antiderrapantes.



Em bordas de piscinas, prefira acabamentos jateados ou levigados, que não deixam a superfície escorregadia, nem machucam no contato.







Conservação, manutenção e limpeza



Não corra o risco de danificar o produto, por isso siga apenas as instruções de limpeza e manutenção de seu fornecedor.



Pano úmido e água é a melhor maneira de manter o mármore e o granito limpo.



Nunca use água sanitária, ácido muriático ou qualquer outro produto corrosivo ou ácido.








Em peças com acabamento flamejado, apicoado, levigado ou jateado podem ser limpas com ácido muriático e vassoura de piaçava, pois encardem mais facilmente. Siga a proporção: 5 partes de água para 1 parte de ácido.



Evite que óleos ou gorduras entrem em contato com os mármores, em especial. Pois caso não sejam removidas rapidamente corre-se o risco de as manchas não saírem mais.




MAIS VISITADAS !!