Jardim francês




Também conhecido como jardim clássico, o jardim francês é considerado o mais rígido e formal de todos os estilos, e se traduz em formas geométricas e simetria perfeita. 

Criado no século XVII, durante o reinado de Luís XIV, o estilo demonstra o domínio do homem sobre a natureza e valoriza a grandiosidade das construções.

Os arbustos verdes, ciprestes e pinheiros também tem lugar de destaque neste jardim, com topiaria, seu formato final deve ser simétrico. Devido à intensa necessidade de podas, o jardim francês é considerado de alta manutenção e custo, que pode ser amenizado com plantas de crescimento lento a moderado, existem muitos caminhos largos e bem definidos, muitas cercas vivas e arbustos pequenos, verdes e topiados. Topiaria é poda escultural dos arbustos.



Não utiliza-se pedras no máximo pedriscos. As curvas francesas são utilizadas de forma simétrica, sempre formais.

As plantas predominantes são: roseiras, azaleias em vasos ou canteiros.
Nada impede que se tenham outras flores tropicais.

.Outros elementos também podem fazer parte, como lagos, bancos, colunas, caramanchões, luminárias, esculturas, etc, desde que se integrem ao estilo. 

Sugestões de Plantas:

Ciprestes, Viburno, Buxinho, Roseira-trepadeira, Pingo-de-ouro, Lavanda, Hera, Murta, Glicínia, Amor-perfeito, Azaleia, Rododendro, Tuias, Tulipas, Roseiras.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------

Jardim francês.

O jardim francês surgiu com o estilo renascentista do século XVII, época em que os jardins passaram a assumir o papel de complemento da arquitetura monumental, sempre usando acessórios como chafarizes, lagos, fontes, estatuas e pérgolas em sua estrutura. Uma característica fundamental do jardim francês é a topiaria, é a poda escultural das vegetações. 
As linhas retas, a simetria, a perspectiva e a organização também são alguns pontos fundamentais desse estilo.

Sugestões de plantas

Tuias, rosas e topiarias com buxinhos, viburnos ou murtas.

MAIS VISITADAS !!