Construção ou Reformas 2: pisos e revestimentos

Vamos construir com economia ???




Parte 2: Piso e revestimentos

Fiquem atentos para não caírem em armadilhas !!!

Em geral se usa a percentagem de 10% como medida ideal que você deve guardar dos materiais de acabamento usados na obras. Conta-se com quebras, reposições, umidade etc.
Mas não faz o menor sentido um piso de 400m2 comprar 40m2 para reposição, até porque áreas menores pedem menos recortes havendo, assim, menos perdas. E impossível e inviável comprar menos de 1m2.

Logo vejamos percentagens extras 10% até 50m2; 5% até 100m2; 2% a partir de 100m2. Essa percentagem é sobre a área real, descontando portas e janelas. Quanto mais saliências pior: recomenda-se uma peça a mais a cada coluna ou afins.



Paginação: é a disposição da cerâmica nos pisos e nas paredes. Essa visa encaixar o máximo possível de peças no ambiente, quanto mais cortes, mais quebras. Quando se trabalha com um ajulejista experiente, este corta a peça na diagonal aproveitando o outro pedaço, assim, 10% ou 20% extras poderão estar exagerados. Como já falamos, mão-de-obra especializada é economia de material.

Quanto maior a cerâmica, maior a possibilidade de quebras, já se for um formato 10x10 se encaixará em qualquer cantinho. Se escolher por cores especiais, estampas diferenciadas ou relevos, leve uma quantidade maior para estoque, sempre na embalagem original
Cozinhas e banheiros são áreas onde os reparos podem acontecer com amior frequência. Uma caixa de 6m2 para dois banheiros é o suficiente.



MAIS VISITADAS !!