Casas de Madeira


Vamos decorar casas de madeira ?? 





Charmosas, aconchegantes que nos transmite quietude e tranquilidade, um refúgio para quem mora nas grandes capitais.


As casas de madeira geralmente não são tão claras como as de alvenaria então o ideal é trabalhar com a luminosidade natural, muitos vidros, claraboias e janelas sextavadas, são boas opções. 




Também são um pouco mais quentes que as de alvenaria, pedindo ventiladores de teto em todos os quartos e salas e aproveitamos para colocar estes equipamentos de maneira estilosa, com estilos mais rústicos .



Muitas pessoas optam por pintar as casas de madeira por dentro e por fora, essa pintura requer manutenção, para não descascar. Para quem não deseja esta opção, o ideal é invernizá-la todo ano, com verniz marítimo, para manter a madeira brilhante e bem conservada do sol e da chuva.




A decoração é feita, geralmente, em estilo cottage ou rústico. Poltronas de couro, salas de jantar com cadeiras em couro ou revestidas com materiais sintéticos imitando pele de animal, podem também serem revestidas de pano xadrez em tons de vermelho e branco.



Se houver uma lareira coloque tons quentes ao redor, como vermelho ou alaranjados, em almofadas ou outros tecidos, como de poltronas, por exemplo.



Um charme ficam as cortinas quando se usa tecidos com estampas em xadrez. Poltronas revestidas com o mesmo tecido. A casa de madeira pede cores quentes, coloridas para contrastar com a madeira. 






Armários de cozinha podem ser cristaleiras. com as louças coloridas aparecendo. Ou prateleiras rústicas para colocar copos, xícaras e utensílios. Utensílios em cobre para decorar a área de refeições, ficando estes pendurados. Pratos em cobre para decorar a sala de jantar, é outra ideia.

Não utilize móveis e materiais em estilo moderno como: mesas de vidro, móveis com pés de metal, geladeiras ou fogões em inox. Os fogões e geladeiras ficariam muito bons se fossem em estilo retrô aqueles que suas avós usavam, existem modelos e cores maravilhosos, no mercado.





Abuse das fibras para área externa : vime,  juta etc. Na área interna use revestimento em pedras, cubra, por exemplo, a parede da lareira, também tem a ver com a segurança.

A parede da lareira deve ser em pedras ou em alvenaria.




Se houver um espaço ocioso faça um jardim de inverno, pois toda luminosidade é bem-vinda. O jardim não precisa ser grande e nem ter plantas ( ver posts sobre plantas de meia-sombra) que estejam diretamente na terra (para não se preocupar com impermeabilizações, possíveis infiltrações etc.), pode optar por vasos decorados em cores fortes sobre os  pedriscos brancos. 

Use vasos grandes nas cores amarelo ou laranja. 




Hoje em dia existem plantas, forrações, flores e rosas artificiais de excelente qualidade e texturas fáceis de encontrar, inclusive em ruas de comércio popular. Geralmente casa de madeira é a casa de campo da família, que vai aos fins de semana ou feriados, então não precisa de preocupar em aguar  as flores da área interna, compre as artificiais.





Nos banheiros ou lavabos use toalhas coloridas e peças de banheiro, tapetinhos, todos seguindo este estilo, coloque cortininhas nas janelas para ficar ainda mais aconchegante. As cortinas, existem materiais sintéticos excelentes, secam em poucos minutos após o banho.

Use porta de correr com vidro, para economizar espaços, dividir ambientes e trazer luminosidade para os cômodos.



Não divida muito os ambientes para não parecer sufocante aos convidados, mantenha um ambiente amplo, e claro a velha recomendação: ambientes pequenos, móveis pequenos; ambientes grandes, móveis grandes.





Bom descanso !!!

MAIS VISITADAS !!