Decorando com fibras naturais


Fibras naturais na decoração, como usá-las ???





Na decoração, as possibilidades de uso das fibras naturais são muitos: móveis, cortinas, tapetes, almofadas, vasos, cestos, só para citar alguns. 




Além da beleza, da leveza e da praticidade, as fibras naturais são consideradas ecologicamente corretas, pois a extração é benéfica para o meio ambiente. Por serem plantas parasitas, quando retiradas das florestas, contribuem para que as árvores se desenvolvam. Outra vantagem ao meio ambiente é que as fibras têm crescimento rápido, cerca de quatro a seis anos para serem utilizadas, enquanto uma árvore (no caso de objetos em madeira maciça) precisa de mais de 40 anos para ser extraída.




Tipos :


.Ratan;
.Vime;
.Apuí;
.Bambu;
.Folha de bananeira.


São materiais com excelente resistência e com diversas possibilidades de acabamento (natural, em pátinas, envelhecido ou pintado).
.Algodão;
.Sisal;
.Juta;
.Cânhamo;
.Linho;
.Palha.





As fibras possuem design arrojado e apelo ecológico, móveis feitos com fibras naturais ganham status de luxo e sofisticação.

Com a crescente valorização das matérias-primas naturais, o mobiliário feito com fibras vem ganhando cada vez mais espaço nos projetos de decoração e integrando-se plenamente a estilos contemporâneos e urbanos.



Antes restritos às varandas e casas de praia, esses móveis já não pertencem mais apenas ao universo rústico. Ao contrário, fazem bonito junto a peças com estrutura de metal cromado, pisos de mármore e estofados com tecidos sofisticados.

Sustentável e economicamente viável, a utilização das fibras naturais na decoração garante um toque exótico, aconchegante e descontraído, que muitas vezes conseguindo suavizar ambientes excessivamente sóbrios. “Seja em tecidos, tapetes ou na produção de móveis, as fibras naturais são extremamente confortáveis”, diz José Armando Cerello, diretor da loja que leva seu sobrenome.




Móveis confeccionados em fibra natural são bastante resistentes e ainda oferecem conforto e qualidade aos moradores. A vantagem desse tipo de mobília é sua capacidade de mudar completamente o visual do ambiente, conferindo um toque exótico e aconchegante;




Já se foi a época em que essas peças eram colocadas apenas na varanda, e hoje sua utilização na decoração de ambientes como sala de estar, é cada vez mais comum. Para dar toque especial e natural a um ambiente sofisticado já decorado, a dica é investir em uma peça única e de maior volume, como as poltronas e divãs de fibra natural;

Apesar de a maioria ter cor natural bastante semelhante, pode haver variação na tonalidade entre os materiais. O mais recomendado é adquirir móveis feitos com a mesma fibra;





Apesar de todos os tipos de fibra garantirem estrutura e resistência satisfatória às peças de uso interno, é recomendado optar pelas de fibra sintética para uso em ambientes externos, pois são mais resistentes aos agentes agressores como chuva e sol;

Se a ideia é criar uma atmosfera bastante ligada à natureza e que seja reservada para proporcionar relaxamento e tranquilidade, vale a pena investir na decoração usando todos os móveis feitos com esse tipo de fibra. Além das poltronas e divãs, é possível encontrar sofás, mesinhas de centro, bancos, painéis e muitos outros artefatos decorativos, como lindos abajures;



Apesar de ser muito prática e fácil de usar, é importante se lembrar de combinar as fibras com os outros elementos utilizados na composição do espaço, uma vez que o resultado final depende da ação conjunta de todos os elementos decorativos. Com paciência e bom gosto, o uso das fibras naturais na decoração promete ser sucesso garantido.

O elemento final de decoração e com certeza arrebatados seria um paisagismo à altura para acompanhar esta decoração: vasos grandes de canto ou jardins internos.

Fonte r7.com; mbigucci

MAIS VISITADAS !!