Decoração Oriental

Ano novo chinês
Lanternas orientais


Como os orientais estão comemorando o ano novo chinês nada melhor do que aproveitarmos e falarmos sobre decoração chinesa.



Estamos no ano do cavalo, o início das comemorações começaram no dia 31 de janeiro de 2014, ou melhor, de 4712 para eles.



Vamos com um pouco de curiosidades.




Para a maioria das nações, o Ano Novo é comemorado na virada do dia 31 de dezembro para o dia 01 de janeiro, segundo o calendário gregoriano. 


Já na China, o Ano Novo é comemorado segundo o calendário lunar. Esse período é um dos mais importantes para a sociedade chinesa, pois eles fazem uma pausa no trabalho para festejar com a família. Os primeiros registros sobre a comemoração do Ano Novo Chinês têm aproximadamente 2.000 anos. Essa tradição foi sendo moldada através de lendas, histórias e hábitos. O rito de passagem de ano tem início semanas antes, os chineses costumam limpar seus lares para afastar os maus espíritos.



No 23º dia do último mês lunar, eles oferecem comida ao Deus da Cozinha, que segundo eles é o responsável pela prosperidade familiar. Também costumam colar nas portas e janelas das casas papéis vermelhos com dizeres de bom agouro em dourado, os Tao Fu, para atrair bons fluídos e proteger quem mora ali. O vermelho e o dourado são as cores oficiais da data, segundo os chineses, elas são responsáveis por trazer boa sorte àqueles que as usam, principalmente em roupas novas. Assim como na comemoração ocidental do Ano Novo, os chineses consumam reunir-se em família e produzirem uma mesa farta na noite da véspera do Ano Novo Chinês.




Quando o relógio marca meia noite, todos comem um bolinho chinês cozido (conhecido pelos ocidentais como guioza). Os mais velhos presenteiam os mais jovens e solteiros com dinheiro, cuja entrega é feita dentro de um envelope vermelho, que por superstição não deve ser aberto na frente de quem presenteia. Logo depois inicia-se a queima de fogos, jogos e brincadeiras, o festejo só termina ao amanhecer do novo ano. Tradicionalmente, no primeiro dia do ano, as pessoas dedicam-se a visitar parentes e amigos. A comemoração só termina no 15º dia do mês, quando acontece a Festa das Lanternas. Cada ano é dedicado a um animal do signo chinês, 2014 é o ano do cavalo.




Segundo reza a lenda, Buda marcou um encontro com todos os animais no dia de Ano Novo Chinês. Doze animais apareceram, e Buda atribuiu um ano a cada um deles, de acordo com a ordem de chegada. (Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Galo, Macaco, Cão e Porco).

Há semelhança com o horóscopo ocidental, a astrologia chinesa acredita que as pessoas nascidas no ano de cada animal possuem alguma personalidade característica desse signo. 
O Cavalo está associado ao elemento fogo, representa a felicidade, vivacidade e alegria. Segundo a astrologia chinesa, as pessoas que nascem no ano do Cavalo são leais e dignas de confiança. A perseverança e a honestidade são mais duas características principais que as caracterizam.


Ao longo da história da humanidade, o cavalo acompanhou diversas vezes o Homem nas suas mais arriscadas aventuras e batalhas. E os chineses sabem-no. O fim da Primeira Guerra Mundial (1918), a Revolução Cultural Chinesa de Mao Tsé-Tung (1966), a Guerra do Iraque e Afeganistão (2002) são alguns anos do Cavalo particularmente marcantes. Na perspectiva da astrologia chinesa, o Cavalo esteve presente em todos eles e prestou o seu contributo, com a sua coragem em cenários aterradores.


Motivos mais do que suficientes para levar a sua família a conhecer mais aspetos da milenar cultura da China que, durante quatro dias, estará mais perto que nunca.

Equipe Brasil Escola.

Vamos aproveitar e falar de Decoração em Estilo Oriental




A decoração oriental é muito estilosa e nos transmite muita serenidade e aconchego Suas principais características são:



As cores padrão são: dourado e vermelho. Porém não são só as cores que influenciam, mas também os adornos, objetos como vasos, biombos, futons, almofadas coloridas, lanternas orientais e os móveis com acabamento arredondado.


As cores fortes podem ficar nas almofadas, lustres ou vasos.



Pode-se usar outras cores neutras também, como o preto, branco e amarelo.
São pequenos detalhes que devem seu usados em conjunto para compor o ambiente.

Na sala de refeições almofadas futon no chão, mesas baixas, camas sobre armações de madeira bem próximas aos chão. 
Os painéis são também muito usados para separar ambientes ou fazer o fundo do ambiente se tornar mais amplo.
O ambiente em estilo oriental pode fontes artificiais, vasos coloridos .




MAIS VISITADAS !!