Cortinas de ar :aliviando o calor..


Conheça as de cortina de ar.






As cortinas de ar proporcionam uma eficiente barreira de ar, invisível, capaz de proteger o ambiente contra diversos malefícios como poeira, fumaça, insetos, odores, bactérias, entre outros.

Uma das características das cortinas de ar é sua grande versatilidade, podendo proteger tanto ambientes comerciais, como industriais ou mesmo residenciais.

Outra característica das cortinas de ar é a sua ótima capacidade para otimização do desempenho dos aparelhos de ar condicionado ou mesmo de ambientes refrigerados, visto que podem atuar tanto como condicionadores ou como climatizadores de ar.

A instalação das cortinas de ar é feita, na maioria das vezes, em locais altos como acima de portas ou janelas.

Dessa forma o seu funcionamento gera uma barreira de vento poderosa, capaz de evitar a troca de calor entre os ambientes internos e externos, isolando os ambientes mesmo que haja abertura de portas ou de janelas por longos períodos de tempo.

As cortinas de ar também são ótimas alternativas devido à sua fácil instalação, não necessitando de alterações estruturais do local escolhido para instalá-la.

Além disso, promovem uma ótima economia de energia, visto que não permitem que os aparelhos de ar condicionado trabalhem em sua capacidade máxima.

No mercado estão disponíveis vários marcas e modelos de cortinas de ar. O tamanho de cortina de ar específico para o seu estabelecimento pode variar de acordo com a necessidade de funcionamento e de potência necessária.

Os tamanhos de cortina de ar mais comuns podem variar entre 90 e 200 centímetros de comprimento, assim como as potências de cada aparelho, seu peso e sua velocidade de emissão de ar.



Lembrando que lojas, supermercados, shopping centers, hospitais, escolas, livrarias, lanchonetes, restaurantes, cinemas, fábricas, indústrias, dentre muitos outros estabelecimentos, estão entre os principais clientes que se valem do uso de cortinas de ar tanto para melhoria de seus serviços, como para promoção de economia de energia, sendo que, em alguns casos, o uso de cortinas de ar chega a diminuir em 40% o gasto energético.

Ar Condicionado: cuidado com a limpeza

Indispensáveis à vida moderna, os aparelhos de ar condicionado de fato nos auxiliam e muito em nosso dia a dia, todavia é preciso salientar que o seu mau uso também pode provocar inúmeros danos à saúde.

E é aí que está o perigo: bactérias. Por mais que pareça uma coisa desnecessária, a realidade é que a limpeza dos filtros do ar condicionado é tarefa essencial para a manutenção da saúde daqueles que utilizam o aparelho.

Isso porque, ao negligenciarmos a manutenção periódica e as datas de limpeza estipuladas pelos fabricantes, estamos transformando um produto de capaz de gerar ótimo conforto e qualidade em um grande vilão transmissor de doenças.

E tem mais: quanto mais antigo é o modelo de ar condicionado, maior atenção deve ser dada à limpeza dos filtros do aparelho, tudo para que esse não se transforme em uma grande colônia de bactérias capazes de infectar as pessoas que frequentam o ambiente.

Tradicionalmente, quando há falta de higiene em um aparelho de ar condicionado, as bactérias mais disseminadas são a Legionella e a Clamidia Psittaici.

A Clamidia Psittaici pode ser transmitida de muitas maneiras, tais como fezes de pombas, por exemplo. Sua atuação no organismo pode vir a causar pneumonia, que, por sua vez, pode evoluir para um quadro delicado de insuficiência respiratória.

Já a bactéria Legionella pode estar presente mesmo em água potável, e, por sua vez, propagar-se através da vaporização da água. Como resultado de sua ação no organismo humano temos quadros de pneumonia agressiva, por exemplo.

Portanto, para impedir a proliferação de bactérias no ar condicionado, e para manter todos que frequentam o ambiente livres de quaisquer riscos, realize sempre a manutenção de seu aparelho de forma periódica, executando as limpezas conforme o necessário


Já que estamos falando de ar condicionado e cortina de vento, vamos aproveitar e analisar os mitos e verdades sobre o ar condicionado.

1- O ar condicionado prejudica a saúde.
Falso! Ele climatizar o ar, e ainda o filtra, oferecendo assim ainda mais qualidade ao ar que você respira.

2 – O ar condicionado causa gripes.
Falso! Se mantivermos a temperatura agradável, em torno de 24º, teremos, além de melhor conforto térmico, também uma boa umidade que impedirá a irritação das mucosas e não provocará gripes ou resfriados.

3 – O ar condicionado causa pneumonia.
Falso! Ar condicionado quando devidamente higienizado só promove um ar climatizado e de qualidade para as pessoas, tanto que é utilizado em hospitais.

4 – Ar condicionado aumenta e muito a conta de energia elétrica.
Falso! Na realidade, o uso de ar condicionado não aumenta significativamente o valor da conta, ainda mais se optar pelos modernos Inverter.

5 – Ar condicionado não necessita de limpeza.
Falso! Aparelhos de ar condicionado necessitam de manutenção periódica (inclusive limpeza) para que não disseminem impurezas, bactérias e vírus.

6 – Aparelhos de ar condicionado são barulhentos.
Falso! Somente aparelhos muito antigos fazem um barulho maior do que o normal. Já os novos e modernos modelos são extremamente silenciosos.

7 – Qualquer pessoa pode instalar um ar condicionado.
Falso! A instalação correta do aparelho resulta em seu bom funcionamento, baixo gasto energético e promoção de um ar climatizado e de qualidade, logo, deve ser realizada por profissional especializado.

8 – Um bom aparelho serve para qualquer ambiente.
Falso! O aparelho correto para determinado ambiente varia de acordo com muitos fatores, como fluxo de pessoas, tamanho do ambiente e exposição à luz solar.

9 – Um ventilador é tão bom quanto um ar condicionado.
Falso! Por melhor que seja o ventilador, sua capacidade de climatização é incomparavelmente inferior a do ar condicionado.

10 – Ar condicionado só serve para o verão.
Falso! Além de um ar climatizado, filtrado e de ótima qualidade, a maioria dos aparelhos de ar condicionado também realizam a climatização de ar quente, sendo muito úteis nas estações frias do ano.


Fonte vecair.com.br

MAIS VISITADAS !!