BEM-VINDOS AO BLOG, VISITEM TAMBÉM AS MÍDIAS SOCIAIS DECORA INTERI

Madeiras para reformas e construções

Vamos falar em reformas ? logo vamos falar em madeiras para lambris, cozinhas planejadas, balcões etc. 

Então vamos entender mais sobre o assunto !! Suas variedades.






Tipos de madeiras



Para fabricar os móveis sob medida, há inúmeros materiais que devem ser escolhidos com cautela e de acordo com as especificações de cada móvel e seu ambiente onde será colocado.





Principais materiais usados na fabricação dos móveis e suas peculiaridades:



MDF


O MDF (Medium Density Fibreboard) é o material mais utilizado atualmente pela Marcenaria Martins e os maiores fabricantes de móveis do exterior.


Ele é composto de um painel de fibras de madeira de alta (HD) ou média (MD) densidade (quanto maior a densidade, mais resistente ele será).


É composto por camadas externas com densidade superior a 900Kg/m3 e uma camada interna com menor densidade e máxima uniformidade, permitindo uma ótima qualidade nos acabamentos e durabilidade maior contra cupins, umidade, torções, calor e montagem/desmontagem.


Existem também os MDF revestidos ou lâminados de fábrica com lâminas naturais de madeira ou os melamínicos.


*                    


MDF revestido com melamina


O MDF Melamina é composto da mesma estrutura do MDF convencional, de fibras de madeiras prensados a média (MD) e alta (HD) densidade, com máxima uniformidade, permitindo uma ótima qualidade nos acabamentos e durabilidade maior contra cupins, umidade, torções, calor e montagem/desmontagem.



Sua diferença está em seu revestimento feito de película decorativa impregnada com resinas melamínicas e em diversas padronagens de cores e efeitos.


Ela lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente ao desgaste superficial.




Devido a sua alta qualidade, ela impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza.


Aglomerado


As chapas de madeira aglomerada são fabricadas com partículas de madeira ou outros materiais, aglutinados por meio de uma resina e em seguida prensados. Durante o processo de produção são adicionados diversos produtos químicos para evitar o mofo, a umidade, o ataque a insetos e aumentar a resistencia ao fogo.


Apesar de todos estes processos é um material que não deve ser utilizado em ambientes que são propícios a umidade, como banheiros e cozinhas pois acelera seu processo de esfarelamento.Existem também os aglomerados com revestimentos melamínicos.



MDP


O MDP é um Painel de Particulas de Média Densidade, uma chapa de baixo custo e muito semelhante ao aglomerado. É fabricado a partir de pequenos pedaços de madeira, aglomeradas entre si. Não é aconselhável o uso deste tipo de chapa para móveis onde há necessidade de entalhes, baixo relevo ou cantos arredondados.


Também não é aconselhável o uso em ambientes úmidos e geralmente é usado em móveis onde o cliente deseja economia.


Aglomerado revestido com melamina


O aglomerado melamina leva o mesmo processo de produção do aglomerado convênciona (são fabricadas com partículas de madeira ou outros materiais, aglutinados por meio de uma resina e em seguida prensados. Durante o processo de produção são adicionados diversos produtos químicos para evitar o mofo, a umidade, o ataque a insetos e aumentar a resistencia ao fogo), porém na etapa final ele é revestido com uma película decorativa impregnada com resinas melamínicas e em diversas padronagens de cores e efeitos.





Devido a sua alta qualidade, ela impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo qualificada como material ideal para ser utilizado em ambientes altamente esterilizados, já que resiste de maneira eficiente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados para limpeza.


OSB


É um painel estrutural de tiras de madeira, orientadas em três camadas perpendiculares, unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, tornando-o um painel com alta resistência mecânica e grande rigidez. Ideal para construções, embalagens, móveis e decorações.


É também ecológicamente correto e durável em áreas externas sob chuva (umidade), vento e calor. Possui boa capacidade de isolamento acústico, preço menor que os outros materiais utilizados, não possui espaços vazios em seu interior, sem nós nem fendilhado, consistente e uniforme.


Compensado


É um painél composto de numerosas camadas delgadas de lâminas de madeira, normalmente em número ímpar de lâminas, coladas entre si com um adesivo (como se fosse um sanduíche).


Estes painéis são pouco utilizados na construção dos móveis da Marcenaria Martins, pois não são ecológicamente corretos e seu preço normalmente é superior ao MDF (material mais indicado na fabricação de móveis no mundo inteiro).


Existem também os aglomerados revestidos ou lâminados de fábrica com lâminas naturais de madeira.


Madeira maciça


Os móveis desenvolvidos com madeira maciça pela Marcenaria Martins são produzidos com planejamento ecológico e certificados do mesmo.


A madeira maciça é a própria maderia bruta em si, vindas das florestas onde o corte é permitido.


A utilização deste tipo de madeira é restrito a móveis, esquarias ou portas onde sua utilização será externa ou em locais onde haverá umidade ou mesmo onde o móvel terá que suportar tensões maiores.


Para quem pretende ou gosta de móveis com acabamentos em madeira natural, a Marcenaria Martins recomenda que se utilize lâminas de madeira em MDF, pois a duração deste material é muito elevada e o cliente utilizando a lâmina de madeira, ajudará e muito na conservação das florestas e do meio ambiente.











Leia também: 
http://decoracaodeinterioresepaisagismo.blogspot.com.br/2014/06/sustentabilidade-madeira-reflorestada.html