Lâmpadas Elétricas


Olá Leitores, voltemos a falar sobre as lâmpadas elétricas.

 

Algumas das Lâmpadas mais usadas e suas aplicações:

 


 A Lâmpada Incandescente já falamos no post anterior da seguinte forma:
- Lâmpadas Incandescentes foram a primeira luz artificial que nos possibilitou enxergar a noite. Thomas Edson quem a viabilizou comercialmente. Nas incandescentes há um filamento de tungstênio com espiral por onde passa a corrente elétrica. A vida útil é de 1000 horas aproximadamente. Infelizmente nos dá mais calor do que luz, ou seja, 90% da energia de transforma em calor e apenas 10% em luz. Ainda utiliza-se este tipo de lâmpada quando não há alternativas mais econômicas na região ou em residências de baixa renda. A lâmpada gera uma luz quente com ótima reprodução de cores.

- Lâmpadas Halógenas Dcróicas: o que se chama de lâmpada dicróica, na realidade não é uma lâmpada, mas sim um conjunto de lâmpada e luminária que  nada mais do que uma lâmpada bipino acoplada a um pequeno aparelho multifacetado, que se chama refletor dicroico. Dicróica é a característica deste espelho, de desviar para trás o calor gerado pela lâmpada e de projetar para frente luz. Pode ser utilizada para iluminação de destaque como em vitrines, para quadros.

- Lâmpadas Fluorescentes Compactas :  Economia de 80% de energia, durabilidade oito vezes maior, aquece menos o ambiente, têm excelente reprodução de cores. Indicada para pequenas luminárias. Já as compactas eletrônicas sua utilização é residencial por substituição imediata ás incandescentes, pois possuem reatores incorporados. Não são recomendadas para uso industrial ou comercial somente serão recomendadas as com reatores separados.


COR FRIA E COR MORNA:
   Cor fria é recomendada sempre que quisermos um ambiente que peça produtividade a luz clara desperta a atenção e o raciocínio; ambientes de trabalho e alta produtividade, já a cor morna quando o ambiente proporcionar relaxamento às pessoas um tom mais amarelado; ambientes de aconchego e relaxamento.



    Nas residências para as áreas como dormitório, living, sala de jantar, a temperatura da cor deverá ser baixa, o ambiente deve estar aconchegante, logo a luz de cor amarela. Para áreas de serviço e cozinha o ideal seria a luz branca.
 
 Abraço a todos e no próximo post falaremos mais sobre lâmpadas e sustentabilidade. 
 
 



 
   
 
 

MAIS VISITADAS !!