Conforto Acústico


Vamos falar de conforto acústico   ??? 


O limite da intensidade de ruídos deve ser medido e não deve ultrapassar 65dB. Numa edificação , não é só o ruído que vem de fora que pode incomodar, o ruído interno também deve ser  levado em consideração.








Atualmente prédios novos veem sendo construídos com lajes cada vez menores  ( “as vezes” com 10cm de espessura) o que justifica também tanto barulho do apartamento de cima uma vez que antigamente as lajes eram bem mais espessas.


A maior penetração de barulho em um ambiente da casa, como dormitório, sala íntima, de estar ou escritório, vem das janelas. Elas deverão ter sua capacidade de isolamento condizente com o nível de ruído. Em lojas especializadas é possível encontrar janelas com diferentes níveis de isolamento acústico caracterizadas pela CTSA: classe de transmissão de som aéreo.


Caso o barulho externo chega a níveis extremos existem soluções como colocar portas de madeira maciça almofadadas, paredes de tijolos com revestimento de ambos os lados. O concreto é um excelente amortecedor dos sons.

Algumas soluções para paredes, tetos e pisos podem ser:


- Colmeia de cerâmica nas paredes;

- Pintura chapiscada em forro e paredes;

- Forro e paredes revestidas em espuma;

- Gesso rebaixado nos cômodos;

- Carpetes e persianas nas janelas;

- Revestimento da canalização com massa e bacias com caixa acoplada.


Conforto acústico no ambiente de trabalho


Segue a lista segundo normas estabelecidas:

-Escritórios: 30 a 40dB

- Salas de reunião: 30 a 45dB

- Video Conferência:  30 a 35dB

- Halls: 40 a 50dB.


Esses valores dependem de certas condições como: paredes, vidros, tipos de divisórias, portas, tetos, sistema de ar condicionado e alguns materiais utilizados na concepção do projeto como: tijolos, placas de gesso, vidro.  Entram também como já citamos; cortinas, persianas, tecidos nas paredes, painéis com tecidos e também as espumas, muito utilizadas em forros, carpetes com alta densidade, e as divisórias industriais com vidro duplo.

Devemos ficar atentos, em caso ou no escritório com equipamentos sem certificação do INMETRO, podem ser muito prejudiciais à nossa audição. O interessante á que a cozinha e a copa ficarem distantes de ambientes mais íntimos de descanso.

Vou aproveitar que estamos falando de conforto acústico e falarei de cortinas e persianas: como escolhê-las. E posteriormente sobre tapetes também.





MAIS VISITADAS !!